quinta-feira, 5 de maio de 2011

Escultor António Nogueira e compositor Jaime Reis homenageados no Festival ARTIS




Os artistas de Seia, na sequência do que é habitual nas edições do Festival ARTIS, vão homenagear este ano mais dois artistas locais.

Nesta décima edição, serão homenageados o escultor António Nogueira, na cerimónia de abertura do Festival, dia 7 de Maio à noite na Casa Municipal da Cultura e o compositor Jaime Reis, no concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras, que se realiza também na Casa Municipal da Cultura, no dia 21 de Maio.

António Nogueira nasceu em Seia a 1 de Março de 1967. Licenciou-se em escultura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra ARCA-EUAC em 1994, tempo durante o qual exerceu actividade de escultor numa fábrica de mármores em Alfarelos.


Desde 1995 possui ateliê próprio, em Lavariz, Carapinheira, Concelho de Montemor-o-Velho, onde passou a residir. Entre 1995 e 1999 leccionou Artes Visuais em várias escolas. Encontra-se representado em diversas instituições e colecções particulares, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Jaime Reis nasceu em Dezembro de 1983 e iniciou os seus estudos musicais em Seia aos cinco anos com o Etnomusicólogo António Tilly. É licenciado em Composição na Universidade de Aveiro, onde recebeu três bolsas de mérito. É aluno do doutoramento em Ciências Musicais na FSCH-UNL. Frequentou seminários com Emmanuel Nunes e Stockhausen. Investiga no INET-md. É director artístico do festival Dias de Música Electroacústica, professor e director pedagógico do Conservatório de Música de Seia.




Sem comentários: