terça-feira, 31 de maio de 2011

EM VIAGEM, Trigo Limpo Teatro Acert e actores locais na Casa da Cultura de Seia


Domingo, dia 5 de Junho, pelas 21H45, terá lugar no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia a apresentação do trabalho final da Residência Artística do Trigo Limpo Teatro ACERT e actores locais, que decorre de 2 a 5 de Junho.


O espectáculo de circulação na Cultrede, tem por base uma narrativa dramatúrgica baseada no cruzamento do conto “A Viagem” de Sophia de Mello Breyner Andresen e a “História Trágico-Marítima” de Bernardo G. de Brito. Um espectáculo final com um cenário e um elenco base do Trigo Limpo teatro Acert que integra, até 20 elementos da comunidade do concelho de Seia, que terão uma formação em construção (de vime), movimento e interpretação nos 3 dias anteriores à apresentação.




Resumo:
Um casal (que pode lembrar os antigos descobridores) parte em viagem. Chegam a uma encruzilhada. Devemos estar a chegar – disse o homem. E continuaram.
Devemos estar enganados. Devemos ter vindo por uma caminho errado – disse a mulher. Com certeza que nos enganámos no caminho. O que é que vamos fazer?
- Seguir em frente. E seguiram…
Numa sucessão de enganos o casal acaba por chegar a vários sítios mas continua sempre a perder-se e não encontra nunca o caminho de regresso.
Estes vários locais que encontra são as narrativas da história trágico-marítima:
“…e fomos até ter vista da ilha, mais por teima que por outra coisa e não achámos saída; e não achando saída fizemos um bordo de sudoeste para a contrabanda donde viemos, onde andámos quinze dias sem poder sair com muita chuva, vento e frio. E nisto andámos resgatando mantimento. E metemo-nos em um rio pequeno onde estivemos três dias. Aqui veio um filho do xeque da terra, a que eles chamam Feluz, e esteve falando com D. Luís, e trouxe de presente um galo e um pouco de arroz e lhe deram um barrete vermelho e mais um pedaço de pano vermelho pintado. E ao outro dia veio o pai e trouxe dois galos e um fardinho de arroz e levou outro barrete e uma bracelete de prata…”

Sem comentários: