terça-feira, 28 de julho de 2009

EDP comemora 100 anos da EHESE

A EDP comemora nesta quarta-feira, dia 29 de Julho, os 100 anos da constituição da Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela (EHSE). A cerimónia, para a qual fui convidado, e lá estarei, decorre às 15 horas nas instalações da EDP em Seia e vai contar com a presença do Conselho de Administração da eléctrica nacional.

A EHSE foi criada no dia 7 de Julho de 1909, por escritura celebrada em Gouveia, tendo como intervenientes António Marques da Silva, António Rodrigues Frade, Guilherme Cardoso Pessoa e António Rodrigues Nogueira.

Este é um momento histórico, que Seia assinala, em memória dos impulsionadores desta importante actividade económica que permitiu o aproveitamento das águas da Serra da Estrela para a produção de energia eléctrica.

As obras mais emblemáticas são as centrais da Senhora do Desterro, a 800 metros de altitude, da Ponte de Jugais, de Vila Cova e a do Sabugueiro (985 metros de altitude), assim como a construção da barragem da Lagoa Comprida (cujos trabalhos tiveram início no ano de 1911 e sempre a decorrer até 1966) e todos os canais de carga para transportar a água.

Vou à cerimónia, sobretudo em homenagem ao meu avô que foi Guarda durante muitos anos na Câmara de Descarga e de meu pai que trabalhou desde novo na Central do Sabugueiro.

Sem comentários: