segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Hospital Veterinário para a região centro vai abrir em Viseu

Recebi da leitora do blogue Dra. Joseana Cunhal a informação de que vai abrir brevemente em Viseu, fim de Fevereiro ou Março um grande Hospital veterinário para a região centro.
.
S.O.S. ANIMAL – Hospital Veterinário de Viseu
.
Blogue feito pelos leitores

"Dr. Mário Jorge Branquinho
Como leitora assídua do seu blogue, achei relevante poder noticiar a abertura de um grande hospital veterinário na região cento, mais concretamente em Viseu mas que será concerteza uma mais valia também para o Concelho de Seia
Trata-se de um investimento em cerca de 0,5 milhões de euros.
O edifício existe e está a ser adaptado com todos os serviços hospitalares, numa área que ocupará no seu total, cerca de 800,00m2.
Cumprimentos
Joseana Cunhal Dra."
.
OK. Iremos dando notícia do evoluir deste importante investimento para a região centro e consequentemente para Seia.

8 comentários:

Anónimo disse...

dr. mário ....~
Joseana Cunhal, dra. ...
é só cagança...~

Anónimo disse...

Sou uma futura enfermeira veterinaria da regiao de viseu, será k me poderiam dar mais informações acerca deste hospital? ja passei no local e so vi a publicidade...
Obrigado

SOS Animal disse...

o SOS Animal situa se na Avenida cidade de Aveiro, lote 15, viseu. Pode enviar o curriculum por fax para o 232 092 139. obrigado

Anónimo disse...

Caros Companheiros,

O SOS Animal não é de perto, nem de longe o primeiro hospital veterinário de Viseu, nem do Distrito e muito menos da Região Centro. Algo vai mal nas vossas informações.

Existe o Hospital veterinário TuttiNatura, em Viseu, que abriu primeiro que o SOS. A Tuttinatura abriu em 15 de Março de 2009, e o SOS animal so abriu, em 19 de Abril de 2009. Vamos la ser rigorosos, na postagem de informação, e não vender o peixe conforme nos convem. Contra Factos não há argumentos.
Ainda mais que existe, ja de ha muito tempo a esta parte o Hospital Veterinário de Viseu, Lda, que fica ao lado do colegio da imaculada conceição, para quem não sabe.Depois há que contar com os hosptiais veterinários de coimbra e aveiro, que tambem fazem, parte da região centro. Só para quem não sabe...

Quanto a quem quer ir para la trabalhar, cuidado com os contratos de trabalho que assinam, quem vos avisa vosso amigo é.

Anónimo disse...

José Lorena

VISEU – A primeira unidade da Beira Alta

Hospital Veterinário de Viseu já é realidade

A especificidade, a urgência, a mobilidade, a dedicação exclusiva, a diversidade de oferta, eis alguns dos novos conceitos introduzidos na região centro pelo novíssimo Hospital Veterinário de Viseu.

Grandes companheiros do homem, os animais domésticos estão cada vez mais sujeitos a meleitas e a cuidados específicos, tal como acontece com os humanos. São autênticos membros de famílias inteiras e importantes para quem vive só.
Para os mais pequenos, os animais domésticos são autênticos professores, mostrando ao longo das suas mais curtas vidas todas as fases do crescimento e, também, os casos de doença e acidentes a que todos estão sujeitos. A responsabilidade a que, cada vez mais, obrigam os seus donos é também considerável, uma vez que precisam cada vez mais de cuidados. Assim, e pela realidade actual, é necessário que os proprietários dos animais (cães, gatos e os outros, chamados de exóticos) lhes forneçam boas condições ambientais, que os vacinem regularmente, lhes proporcionem actividades físicas, interacção com pessoas e atenção para a devida contenção, com coleiras ou guias, e higiene, tanto em casa como no exterior.
Entre outros cuidados, deve ser observada atentamente a visita regular a um médico veterinário. De há alguns anos para cá, a quantidade de animais de estimação cresce a um ritmo muito rápido. Por isso, e por outras razões, os animais estão cada vez mais susceptíveis a doenças.

24 horas por dia

Depois do aparecimento de diversas clínicas veterinárias em Viseu, que contribuíram não só para uma maior atenção com os animais, como também para uma mudança de mentalidades, eis que surgia a necessidade de uma instituição mais ampla, que oferecesse cuidados mais dedicados e avançados para o bem-estar animal.
Surge assim o primeiro Hospital Veterinário de Viseu, uma ideia de quatro associadas principais que é hoje uma realidade com pouco mais de 15 dias e que funciona na avenida Cidade de Aveiro, entre o centro de Viseu e a zona de Vildemoínhos. Tem a designação genérica de SOS Animal - Hospital Veterinário de Viseu e foi criado, segundo as suas promotoras, para colmatar uma carência médico-veterinária, não só em Viseu, como em toda a Beira Alta, para além de ser o único exsitente verdadeiramente como Hospital.
O Hospital Veterinário de Viseu funciona 24 horas por dia e 365 dias por ano, com clínicos residentes com capacidade para resolver qualquer tipo de urgência, a qualquer hora, em qualquer especialidade e para qualquer tipo de animal.
A medicina veterinária é hoje uma especialidade dinâmica e tem evoluído como não se imagina. Por isso, o Hospital foi dotado de estruturas e equipamento moderno e de qualidade, a fim de fazer face ao diagnóstico e cura de um elevado número de doenças dos animais.

Dar qualidade de vida animal

O corpo clínico do Hospital Veterinário de Viseu é constituído por cinco médicos veterinários, cinco enfermeiros especializados e oito funcionários. Com vários anos de experiência, o corpo clínico tem como objectivo primordial oferecer uma excelente qualidade de vida a todos os pacientes e aos animais que necessitem de cuidados suplementares, tal como o embelezamento e prevenção de doenças.
O SOS Animal - Hospital Veterinário de Viseu foi inaugurado há cerca de duas semanas e já tem um movimento diário considerável. Garante assistência veterinária a cães e gatos e a outros animais, como aves, répteis e pequenos mamíferos. Como valências do projecto, contam-se três ambulâncias para serviços externos, uma farmácia e loja da saúde, uma “petshop” (Beira Zoo), um centro de formação (para profissionais da área veterinária) e até uma escolinha para o bem-estar dos animais, destinada a crianças e adultos.

Espaço diversificado

O espaço total do Hospital tem cerca de 800 metros quadrados, dos quais estão actualmente a ser utilizados 500 na primeira fase da iniciativa. O espaço dispõe de quatro consultórios (um dos quais totalmente equipado para urgências), dois consultórios de triagem e um para cuidados gerais.
E há ainda espaços como a sala de espera, sala de grooming, sala de cirurgia e pré cirurgia, laboratório de análises completo, sala de raio-x, várias salas de internamento inclusivé para doenças infecto-contagiosas, sala de necrópsia, espaço de internamento para cães, gatos e animais exóticos, sala de fisioterapia e sala de beleza.
Longe vai o tempo em Viseu em que apenas uma ou duas clínicas veterinárias garantiam a prestação de cuidados de saúde aos animais. Foi o tempo do aparecimento do valoroso Cantinho dos Animais, em Rio de Loba, um espaço de acolhimento de cães e gatos abandonados no concelho e na região.

VISEU Iniciativa inédita do Hospital Veterinário
Formação para crianças das escolas

As crianças das escolas do concelho de Viseu vão ter uma actividade suplementar e atractiva a partir do próximo ano lectivo. Trata-se de um pequeno curso em DVD sobre animais domésticos.

A direcção do SOS Animal - Hospital Veterinário de Viseu está a preparar um pequeno filme em DVD para ensinar as crianças sobre os cuidados a ter com os seus animais domésticos. Depois de concluído, o filme passará vezes sem conta nas instalações do Hospital para as crianças das escolas do concelho de Viseu.
A iniciativa vai ter início a partir do próximo ano lectivo e já tem o apoio da Câmara Municipal de Viseu. O autarca Fernando Ruas, com quem reuniu recentemente a direcção do Hospital Veterinário, mostrou muito agrado com a ideia da realização do filme e da sua divulgação, como pequeno curso, às crianças das escolas.
Assim, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, prontificou-se já a disponibilizar todo o transporte dos mais pequenos alunos, durante todo o próximo ano lectivo, para visitarem o Hospital e assistirem ao pequeno filme que está a ser desenvolvido.

As ideias-base do filme

Mas interessa, sobretudo, levantar o pano desta iniciativa, que é inédita em Portugal e que pretende que os mais novos fiquem atentos a todos os pormenores que rodeiam os seus fiéis amigos, os animais de estimação.
A convivência e o “bem-vindo a casa” são os conceitos iniciais do DVD que está em produção, promovido pelo Hospital Veterinário de Viseu. Os animais devem ter um cantinho só para eles e um local “intimo” onde se irão alimentar.
A escolha da alimentação, as quantidades, os horários e a convivência exterior são da maior importância. Os mais pequenos ficam também motivados para que se evitem os maiores perigos, tais como varandas, janelas ou piscinas, e sobre as acções essências como o passear, comer e brincar.
O filme fornece também conceitos básicos para que seja garantida a saúde e bem-estar dos animais. É lugar para a chamada de atenção para a pelagem, os olhos, o nariz, orelhas e dentes. Há chamadas de atenção para o reconhecimento de problemas como vómitos, diarreia ou febre, programas de vacinação, atenção com carraças, pulgas e outros parasitas.

Não gritar
com os animais

A educação dos animais é uma missão importante.
Assim, haverá conselhos para o treino em casa, regras básicas de convivência, reconhecer os principais sinais que os animais dão, tais como o andar às voltas e o farejar do chão da casa.
Em caso de acidente, os mais jovens vão saber que se deve fazer compreender aos animais que fizeram algo de errado e que não devem gritar com eles.
Aproveitar o máximo de potencial dos animais e o dever de obediência são conceitos que surgirão também neste suporte multimédia que será visionado pelas crianças.
E depois surgem as principais acções destinadas aos donos dos animais que cada vez mais se tornam necessárias para o seu bem-estar: higiene diária, pelagem perfeita (a importância do pente), o banho (os produtos adequados para a higiene), escovagem do pêlo, as escovas adequadas, as patas e unhas, a escovagem dos dentes, higiene e beleza e nutrição.
Através dos produtos ProPlan (da Purina Portugal, a marca representada pelo Hospital Veterinário de Viseu) serão dados os princípios nutricionais essenciais para um crescimento saudável dos animais.
O uso das coleiras, não castigar os animais com trelas (que devem ser associadas ao prazer de passear, a importância dos “microships”, evitar deixar animais sozinhos em automóveis, varandas ou espaços reduzidos, são outros princípios que os mais jovens vão aprender.
Numa primeira fase, o DVD passará no Hospital Veterinário para os alunos das escolas de Viseu.
Numa fase posterior, o filme poderá ser oferecido e divulgado por outras zonas do país.


O treino animal no Hospital

O Hospital Veterinário de Viseu já arrancou e por ele já passaram os mais variados animais e as situações mais comuns e de urgência. De acordo com a direcção da instituição, o Hospital terá novas valências no futuro, assim se justifique a procura e o interesse dos proprietários de animais domésticos da região de Viseu.
Mas uma das actividades mais interessantes que o Hospital pretende proporcionar em breve é a realização de pequenas acções de formação para cães, o que poderá ser feito no exterior, onde existem amplos espaços relvados. Os donos de cães vão ser instruídos sobre o treino básico dos seus animais, iniciativa que é considerada “essencial” para que os animais se comportem da forma como os donos mais desejam e “sem qualquer tipo de prepotências ou erros mais comuns”, defendem os promotores desta iniciativa.


Valências

Urgências, com serviço permanente
Consulta geral
Consulta de animais exóticos
Cirurgia geral
Identificação electrónica
Vacinação e desparazitação
Ecografia e ecocardiografia
Radiologia
Análises clínicas
Cirurgia ortopédica
Oftalmologia
Oncologia
Destartarização
Fisioterapia
Geriatria
Peritagens
Internamento geral
Internamento de doenças
infecciosas
Internamento de exóticos
Banhos e tosquias
Serviço ao domicílio
24 horas

Esta unidade é de facto muito valorosa para a nossa região, especialmente para quem gosta dos animais. Os interessados poderão consultar o site www.hvviseu.com

Candoca disse...

Oi Meu nome é Candice Fernandes, sou de Santa Bárbara D' Oeste - SP Brasil, estou cursando o ultimo ano de Medicina Veterinária e estou montando um projeto de um Hospital Veterinário, gostaria de saber se tem como vocês me ajudarem?
Eu preciso da parte teórica da adiministração e gestão do Hospital Veterinário. Se vocês puderem me ajudar ficarei muito grata.
Agradeço desde já.

Dra. Claudia Torres disse...

Olá Candice, Meu nome é Claudia Torres, sou de Salvador Bahia, e também estou no ultimo ano de Medicina Veterinária, e meu trabalho de conclusão de curso é sobre a administração em Hospitais veterinários. Gostaria que me enviasse o seu contato para trocarmos idéias. O meu é cautorres@msn.com.

Anónimo disse...

ola,eu compro filme de raio x utilizado e fixador,caso queira vender entre em contato com o tel;(021)27975567 /99314463/75024385 por favor isso não e trote!!!!