quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Filipe Camelo apela à colaboração de todos na tomada de posse dos órgãos sociais dos Bombeiros

Carlos Filipe Camelo, recentemente reconduzido no cargo de Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia apelou uma vez mais à “convergência de vontades
e espírito de parceria, para a melhoria do funcionamento interno da Associação, bem como nas relações sistémicas estabelecidas com o Município, o Ministério da Tutela, a Sociedade Civil, as Empresas e as Famílias”.
Filipe Camelo que falava na tomada de posse dos novos corpos sociais dos Bombeiros senenses, no passado dia 20 de Janeiro, dia da tomada de posse de Obama, citou a propósito o recém eleito Presidente dos EUA - “Este é o nosso tempo, (…) de reafirmar a verdade fundamental de que, no meio de muitos, somos um; que enquanto respiramos, mantemos a esperança. E aqui estamos nós, frente a frente com o cinismo e as dúvidas daqueles que nos dizem que não somos capazes, e a quem respondemos com o credo intemporal que representa o espírito de um povo: Sim, somos capazes”.
Filipe Camelo que, curiosamente foi nessa mesma semana, também escolhido pelo PS para ser o candidato daquele partido ao Município de Seia, saudou todos os elementos que tomaram posse na instituição bombeiros, sublinhando que “a escolha de que todos foram alvo obedeceu a um olhar atento sobre a dedicação de cada um à causa pública, à reconhecida competência no exercício de anteriores responsabilidades, mormente no campo profissional”.
Aquele responsável referiu-se à entrada em vigor de diferentes diplomas orgânicos que mexem inevitavelmente com a realidade interna dos Corpos de Bombeiros, preconizando um empenhamento de todos e – “uma nova acção e trabalho, em permanente ligação com o Corpo Activo, numa relação que se deseja e cultiva num mesmo plano, sem sobrancerias, prepotências ou azedumes fúteis, para encontrar soluções consensuais e construir bases para consolidar uma Associação mais forte e solidária, capaz, através dos seus constituintes, de desenvolver com dedicação e afinco a prossecução dos seus objectivos em prol da protecção e do socorro de toda uma população que em nós confia”.

Consciente das dificuldades, Carlos Filipe Camelo reafirmou uma estratégia de proximidade para os três anos de mandato sublinhando que “é necessário que os cidadãos que servimos tenham confiança em nós e não nos vejam, à semelhança de outras instituições congéneres na área da protecção e socorro, com descrença e impotentes face à resolução dos graves problemas que a todos afectam e que gostaríamos de ver resolvidos. Por isso, - acrescentou - acredito piamente que, com Instituições bem organizadas, competentes e prestigiadas, seja mais fácil garantir a intervenção mobilizada de todos, bem como apelar à prática efectiva dos valores da solidariedade e da entreajuda perante a urgência de socorrer quem carece de protecção”.
Num ano em que a corporação comemora 75 anos de actividade, o Presidente da Direcção dos Bombeiros reafirmou o propósito de aproveitar a efeméride para o lançamento de várias actividades com o intuito de afirmar a instituição junto da comunidade e apelar aos apoios necessários e justos de modo a prosseguir os seus objectivos.

A cerimónia da tomada de posse contou ainda com a intervenção do Presidente da Mesa da Assembleia, que enalteceu o papel dos Bombeiros na nossa sociedade. Paulo Hortêncio, que é também Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses lembrou os novos desafios que se colocam às corporações, numa sociedade marcada por novas exigências e novos paradigmas.

Sem comentários: