segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Movimentações politicas em Seia

O Jornal Porta da Estrela de hoje trás no seu titulo a toda a largura que a “Câmara de Seia está na penúria”. Assim, sem mais. A tirada baseia-se no parecer que o auditor externo do Município elaborou com base nos balancetes analíticos e nos mapas de execução orçamental preparados pela autarquia de Janeiro a Junho de 2008.

De acordo com o parecer, o valor do endividamento líquido do Município de Seia, em 30 de Junho de 2008, era de aproximadamente 35 milhões de euros, sendo o seu limite máximo, para o ano de 2008, de 15 milhões. Desta forma, conclui o jornal, a autarquia apresenta um excesso de endividamento líquido de 20 milhões.

Reagindo a esta notícia, o Presidente da Câmara disse que o relatório se refere apenas a meio ano e que até ao fim do ano tudo fica equilibrado.

Além do mais, digo eu, uma Câmara hoje já não pode endividar-se, assim sem mais nem menos, - há limites e regras bem definidas.

Surpreendente é esta manchete sair no dia em que o Director do Jornal se despede dos leitores, sussurrando-se em Seia que isso terá a ver com a possibilidade deste se querer “aventurar” na campanha autárquica que aí vem.

Por falar em candidatos, ficou também a saber-se por estes dias através do Diário As Beiras que Horácio Pina Prata poderá vir a ser o candidato do PSD à Câmara de Seia. Prata, que é primo de Pina Moura, tem em Seia a empresa Conclusão e foi o impulsionador da Habijovem. Até há poucos meses era Vice-Presidente da Câmara de Coimbra, onde entrou em rota de colisão com o Presidente Carlos Encarnação.

Quer-me parecer que nos próximos dias haverá certamente reacções que permitirão ao próprio e ao PSD saber se há condições para que a candidatura se concretize.
E a ser como se consta, pode vir aí um contingente de Coimbra para tratar de Seia,…

1 comentário:

Anónimo disse...

tiros no pé, mais nada