segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Assembleia Municipal de Seia

Realizou-se neste dia 22 de Dezembro a última Assembleia Municipal de 2008, onde foi aprovado o Orçamento do Município para o próximo ano, o último Orçamento apresentado por Eduardo Brito, que como á sabido anunciou que não volta a recandidatar-se ao cargo.

O Orçamento tem um valor global de 46 milhões de Euros, cerca de 6 milhões a mais do que o ano passado, justificados em grande parte pela construção do Centro Escolar de Seia, pela aposta na exclusão social, emprego e vias de comunicação, entre outros.

Na prática, são cerca de 20 milhões de euros de receitas a circular no concelho, correspondendo os restantes à engenharia financeira do deve e haver do município.

O PCP e o PSD votaram contra. Por mim, fiquei surpreendido ao ouvir o responsável da bancada do PSD dizer que o seu partido sugeria que se cortasse no orçamento da cultura para pôr na área social. Francamente. Quase nem merece comentários…

Logo a cultura que tem procurado ter alguma afirmação no concelho. Logo a cultura que é sempre um parente pobre. Logo a cultura, uma área considerada quase sempre deficitária e a quem atribuímos muito do nosso atraso, enquanto região e enquanto país. Logo a cultura, considerada uma área preponderante e decisiva para criar bem estar social. Logo a cultura que é uma área prioritária do desenvolvimento capaz de transformar uma região inóspita num enorme potencial material e humano.

Para o PSD, no próximo ano a Câmara não devia avançar com o Museu da Electricidade, nem com as obras do Museu do Brinquedo, nem com a construção da Galeria de Arte. E a própria Empresa Municipal de Cultura e Recreio, cujo orçamento não foi censurado pelo PSD na Câmara, pareceu incomodar o líder da bancada social-democrata. A Empresa Municipal, cuja gestão tem merecido elogios em todos os sectores da comunidade, bem como a oferta cultural que tem proporcionado ao concelho, dentro das limitações. No Cine’Eco deste ano, por exemplo, como foi dito pelo Presidente da Empresa Filipe Camelo, o Município não gastou quase nada, tendo sido patrocinado pela EDP e AIBT Serra da Estrela.

Seia, dentro da sua dimensão, tem procurado afirmar-se pela cultura, quando proporciona um leque variado e diversificado de programação na Casa Municipal da Cultura, apesar do enorme atraso das obras do edifício. Ou quando aposta na criação de Museus, na construção do CISE, no apoio ao Conservatório de Música, que pratica em Seia um ensino de Excelência, no apoio à Escola Superior de Turismo e Hotelaria, à Escola Profissional ou mesmo na criação de uma Galeria de Arte e por aí fora.

Deveríamos pensar isso sim, em tornar estas áreas ainda mais dinâmicas e geradoras de riqueza!

Fomentar o surgimento de indústrias criativas, onde a cultura se eleva, capazes de criar empregos e novas dinâmicas de desenvolvimento. Mas enfim,…


Nota 1. Porque se falou da necessidade de haver uma preocupação no concelho em matéria de alcoolismo e toxicodependência, aproveitei para falar do projecto que estou a dinamizar na Associação do Sabugueiro e que recentemente foi aprovado pelo IDT. Um contributo importante para o concelho, numa altura em que se registam índices preocupantes destes flagelos sociais.

Nota 2. Coloquei as questões que alguns leitores do Blogue me pediram para abordar. Sobre a Beiralã, o Presidente da Câmara prestou todos os esclarecimentos relativos ao trabalho feito junto da administração e do governo, percebendo-se que não tem sido por falta de empenhamento autárquico e politico que a situação chegou onde chegou. É a economia global,…
Pedi para que seja feita uma recomendação à Associação do Planalto Beirão no sentido de melhorar a recolha do lixo no concelho, uma vez que separamos tudo em casa mas depois os contentores ou têm bocas pequenas ou são insuficientes, tendo sido esclarecido que a Associação do Planalto Beirão já está a colocar mais recipientes.
Abordei também a questão do novo cemitério de Seia / Arrifana, cujas melhorias e acertos estarão a ser introduzidos e que resultarão do facto deste ainda ser um espaço novo, onde ainda há pormenores a ultrapassar.

Nota3. O plenário da Assembleia, que foi presidido por Pina Moura, demorou o dia todo e decorreu com normalidade, constituindo uma boa jornada de debate e reflexão sobre o que tem sido feito e o que deve fazer-se nos próximos tempos no concelho de Seia.

Nota 4. Vêm aí tempos difíceis e todos somos poucos para ajudar na empreitada...

1 comentário:

Anónimo disse...

Problema da Beirala? Economia global??? O que andaram os senhores a fazer na escola e na uniiversidade??? Perguntem aos trabalhadores se é a economia global ou antes a maior vigarice de que há memória no concelho de Seia, com a conivência e o silêncio de alguns.
Enfim, já sabemos, o costume....