terça-feira, 11 de março de 2008

Cine’Eco – Festival de Cinema de Ambiente de Seia em Sarajevo

O Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela, esteve em destaque no “Sarajevo Winter” – Festival Internacional de Sarajevo, que decorreu recentemente nesta cidade da Bósnia Herzegovina.
Para além de terem sido exibidos vários filmes premiados na edição do Cine’Eco 2007, o festival de Seia esteve em destaque como uma referência no panorama europeu do documentarismo ambiental. Este realização vem na sequência da participação no ano passado em Seia do Director do “Sarajevo Winter”, Ibrahim Spahic, como membro do Júri Internacional.

Além desta extensão além fronteiras, o Cine’Eco registou este ano uma outra em Angra do Heroísmo, nos Açores, que foi bastante concorrida pelo público em geral e por várias escolas, outra no Teatro Aveirense, em Aveiro e outra na Biblioteca Lucio Craveiro da Silva, em Braga.
Este fim de semana passado, o Festival marcou também presença na FNAC do Gaiashopping, através da exibição de filmes premiados e da promoção do próprio Cine’Eco.
Para além destas, estão ainda previstas Extensões em Albufeira, no Algarve; no Museu da Ciência em Coimbra; na Lipor, no Porto; no Teatro Cine de Torres Vedras; em Lisboa, Almada e Portalegre, entre outros.

Com estas extensões do Festival, a organização pretende consolidar cada vez mais a imagem do Cine’Eco e relançá-lo como um festival de referência no documentarismo ambiental europeu.

O Cine’Eco é um festival de cinema de ambiente que se realiza anualmente em Seia no mês de Outubro, desde 1995, por iniciativa do Município local e que aposta na vertente do cinema de autor, nomeadamente obras pouco conhecidas dos grandes auditórios e muito longe dos circuitos comerciais.

O mesmo decorre nos auditórios da Casa Municipal da Cultura e do CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela.
http://cineeco-seia.blogspot.com/
http://www.cineeco.org/

Sem comentários: