terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Carnaval em Seia, Música, Gastronomia e desfile compõem programação carnavalesca

Autarquia senense associa Festival de Jazz e Blues e Mostra de Gastronomia à programação de Carnaval, que à semelhança dos anos anteriores contará com o Mercado da Vila e o desfile de Carnaval.


Na procura de marcar a diferença, naquele que é um dos fins-de-semana com maior ocupação turística na serra da Estrela, o Município de Seia oferece programação para vários gostos, num associar de iniciativas que têm início no dia 16 de fevereiro, com o 8º Festival de Jazz e Blues de Seia. Neste primeiro dia sobem ao palco do auditório da Casa Municipal da Cultura as bandas locais Big Band, da Escola Profissional da Serra da Estrela e o Jazz Quartet.


Luísa Sobral é a artista convidada para a sexta-feira (dia 17) e Mr. Blues encerrará o festival na noite do dia 18, espetáculos que decorrerão no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura.


Para o sábado de carnaval também constam do cartaz iniciativas de cariz gastronómico, iniciando-se pelas 10h o Mercado da Vila (largo da Câmara) e o NMS - Novo Mercado de Seia (Praça da República – antigo quartel dos bombeiros voluntários). O primeiro espaço de venda e partilha de saberes acolherá produtos alimentares biológicos e o NMS acolherá outro tipo de produtos, também estes produzidos de forma sustentável, através de materiais reciclados, de acordo com o preconizado na Agenda 21 Local de Seia. Sob este mote, durante o dia decorrerá um concurso de bolo de laranja.


O momento de grande folia e animação está agendado para as 15h, altura em que 15 instituições e escolas do concelho saem à rua, no desfile de Carnaval alusivo ao tema “serra da Estrela”.


De todas as ações programadas, destaca-se uma vez mais a gastronomia, desta vez associada à restauração. Refere-se neste caso à 1ª edição da Mostra de Gastronomia – Aromas e Sabores da Montanha, uma iniciativa impulsionada pela Câmara, de 18 a 26 de Fevereiro, e que abrangerá cerca de duas dezenas de restaurantes da região.

O evento vai ser apresentado no dia 18 de fevereiro, na Casa Municipal da Cultura de Seia, onde irá ter lugar uma mostra dos produtos de montanha, promovida em parceria com a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, no sentido de despertar nos visitantes o interesse para a inovação gastronómica associada aos produtos tradicionais, convidando-os desta feita a uma descoberta gastronómica pelos restaurantes aderentes.


Através da Mostra de Gastronomia “Aromas e Sabores da Montanha“, a autarquia pretende: preservar, valorizar e divulgar o acervo gastronómico do concelho de Seia; incentivar a utilização de produtos regionais, bem como proporcionar a sua utilização em novas propostas gastronómicas; melhorar a oferta turística regional, sensibilizando os empresários do setor para a necessidade de reposicionar os seus estabelecimentos, tanto a nível das instalações e equipamentos, como na qualidade do serviço; desenvolver na globalidade o conceito de Qualidade; e apostar na decoração, apresentação e inovação dos Restaurantes.


(Comunicado de imprensa da CMS)

Sem comentários: