sábado, 4 de fevereiro de 2012

Câmara de Seia acredita produtos energeticamente eficientes



A Câmara Municipal de Seia está a impulsionar um Sistema de Acreditação Produto eco2SEIA, que tem como objetivo distinguir e acreditar os produtos do concelho de Seia produzidos num sistema que visa o aumento contínuo da eficiência energética e a redução da pegada de carbono, o que inclui a redução dos consumos de energia por unidade produzida, a redução do consumo de energia proveniente de combustíveis fósseis (como o gás e o gasóleo) e o aproveitamento de fontes renováveis de energia.

O sistema de acreditação inclui a utilização de uma etiqueta representativa do compromisso assinado pelos produtores, para gerir criteriosamente o consumo de energia e de aproveitar todas as oportunidades de utilização de fontes de energia renováveis.

Os produtores comprometem-se ainda a submeter todos os anos à CMS um formulário com informação sobre os níveis de produção, o consumo de energia, as emissões de gases com efeito de estufa e o aproveitamento das energias renováveis.

A acreditação “Produto eco2SEIA, conferida pela CMS, permite que estes produtos se distingam dos seus concorrentes através de características específicas, cada vez mais valorizadas pelos consumidores. Estes produtos serão embaixadores em todos os locais onde sejam comercializados, do Programa eco2SEIA – cidade de baixo carbono.

No passado dia 28, seis produtores locais, Loripão (Padaria), Queijos Tavares (Queijaria), Fumeiro Serra da Estrela (Enchidos e Presuntos), Grande Forno/ Pão do Sabugueiro (Padaria) Quinta do Espinho (Licores) e Vale d'Alvoco (Produtos Alimentares) assinaram o Compromisso de Acreditação Produtos eco2SEIA.

Mais informações

Sem comentários: