quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Câmara Municipal evidencia solidez e dinamismo da Ara Portuguesa, instalada em Seia há 20 anos


O Presidente da Câmara Municipal de Seia visitou, esta terça-feira, a fábrica de calçado Ara, em Seia, no âmbito de um ciclo de visitas dedicado à economia e emprego, através do qual a autarquia pretende evidenciar boas práticas e exemplos existentes no tecido económico do concelho.
Carlos Filipe Camelo, acompanhado dos vereadores Jorge Brito, Paulo Caetano e Cristina Sousa, visitou a empresa de origem alemã, que se encontra instalada em Seia, na zona industrial, desde 1991.
Antecedendo a visita às instalações e o contato com o processo produtivo, a administração deu a conhecer a realidade atual da empresa e aproveitou a oportunidade para manifestar algumas preocupações, associadas ao isolamento, agora agravadas com a introdução de portagens dos principais eixos rodoviários que servem o interior (A23, A24 e A25), que se refletem no aumento de algumas matérias-primas, explicaram o Administrador da Ara Shoes Portuguesa, Volker Kolossa e o assistente da administração, José Reina.
A visita serviu ainda, por um lado, para o executivo autárquico tomar conhecimento dos últimos investimentos efetuados naquela empresa, uma das maiores empregadoras do concelho, e, por outro, constituiu um sinal de reconhecimento pelo seu dinamismo empresarial.
“O fato de este grupo internacional ter escolhido Seia foi, como todos sabemos, de enorme importância para a cidade, para o concelho e para a região, numa altura particularmente difícil, porventura o período mais negro da nossa história, marcado pelo encerramento de várias empresas do setor têxtil, que atirou para o desemprego centenas e centenas de trabalhadores”, recordou o autarca.
O autarca enalteceu a capacidade de resistência da empresa, atribuindo-a à boa gestão, num ambiente de grande adversidade e incerteza, motivados pela conjunta económica desfavorável em que mergulhou o País e o Mundo.
Quisemos hoje, assinalar esse percurso da Ara”, adiantou o edil, sublinhando, para além da sua capacidade exportadora, o crescimento verificado, a modernização operada, ou a aposta na formação, que permitiram a sua adaptação a um mercado exigente e em permanente mutação, permitindo manter, hoje, 320 postos de trabalho, longe do número inicial (600), mas com excelentes indicadores de produção.
Carlos Filipe Camelo deixou, no final, uma palavra de apreço à administração da Ara e aos seus trabalhadores, “que com o seu esforço, trabalho e dedicação, continuam a contribuir, diariamente, para o desenvolvimento do concelho de Seia”, no que considerou tratar-se de “um momento para renovarmos a confiança em nós e no futuro da nossa terra, enquanto território atrativo para residir, visitar ou investir”.
“Seia continua a dar sinais positivos para toda a região e País”, concluiu, garantindo que “a Câmara Municipal não se demitirá de distinguir os bons (e felizmente, muitos) exemplos existentes no tecido económico concelhio, mas também estimular novas intenções de investimento, que paulatinamente vão começando a surgir”.

(Comunicado de imprensa CMS)



Sem comentários: