quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dias negros em Seia


Ontem e hoje estão a ser dias negros para o concelho de Seia, com o flagelo dos fogos florestais. Eu nunca tinha visto nada assim. Foi no Sabugueiro, com a aldeia cercada por todos os lados. Com poucos meios de combate e sem nenhum meio aéreo, porque ontem havia fogo por todo o lado. Nesse cenário, foram os populares que valeram em muitas circunstâncias para que não ardessem casas. Mesmo assim, algumas moradias foram “chamuscadas” na fúria do fogo, tocado a vento forte.

O Lar de idosos esteve na eminência de ser evacuado, por causa do fogo, mas sobretudo pelo intenso fumo que se fazia sentir, podendo criar problemas do foro respiratório aos idosos mais debilitados. Mas felizmente tal não veio a ser necessário, como se constatou na visita efectuada pelo Presidente da Câmara ao local.

Durante toda a tarde e noite, várias foram as frentes de fogo, nas diversas encostas da serra – para os lados de Gouveia e Póvoa, para a encosta na direcção de Manteigas, na direcção de aldeia da serra e na direcção de São Romão.

Às duas da manhã de hoje o cenário ainda era dantesco com fogos por todos os lado. Sandomil foi outra terra bastante sacrificada. O Pavilhão da Sandofrio foi totalmente destruído. Em Girabolhos terão ardido viaturas e de Tourais também chegaram ecos de aflição.

A Mata do Desterro “foi à vida”. Um património paisagístico de valor incalculável que se perdeu irremediavelmente.

Agora diz-me muita coisa. É preciso deixar assentar o fumo e depois de tudo isto passar, sim, será a melhor altura para se reflectir e ver o que é que se pode fazer para o futuro.

Para já, e como consequência, a Volta a Portugal em Bicicleta já não passa por Seia. Aquela que é a 7ª etapa da Volta, será mais curta 40 quilómetros, uma vez que a subida à Torre será feita por Manteigas e não por Seia.
Ao menos que corra bem o programa da tarde em directoa da Torre, para promover as nossas potencialidades, que nestes dois dias têm sido muito ameaçadas.


9 comentários:

Anónimo disse...

Há cerca de 2 semanas, ouvi da boca de um alto responsável da proteccao civil do concelho de Seia a dizer: "Este ano a mata do desterro não foi limpa, Deus queira que não aconteça nada", mas Deus não quis e o resultado está à mostra!
Mas afinal de contas para que é que o CISE quis a mata do desterro????
O que é que o local ganhou com isso????

Aproveitamento turistico, inclusive das antigas casas da EDP e da serraçao que lá existiu não seria mais rentável???

Claro que agora é fácil falar, esperamos que sirva de lição para o futuro, muito embora a história recente nos diga que não aprendemos com os erros!!!

Anónimo disse...

Tenho informação de que a responsabilidade da limpeza das matas e caminhos (públicas[os])agora cabe à protecção civil.

A ser verdade....se esta não fez o seu papel como manda a lei....para quando o respectivo julgamento em tribunal do líder da protecção civil deste concelho? Ou vamos ficar pelo julgamento público?

Cá para mim a culpa vai morrer solteira.

Catarina Dias disse...

Olá Mário.
Parabéns pelo teu blog, que já adicionei aos favoritos.
Só o descobri ontem, numa pesquisa no google sobre os incêndios na nossa aldeia.
É triste verificármos que, todos os anos, somos invadidos pelas fúrias das chamas, muitas vezes lançadas por pessoas inúteis, irresponsáveis e criminosas. É igualmente triste verificar, ano após ano, que essas pessoas também ficam impunes.
No entanto, e porque considero o trabalho dos bombeiros muito meritório, até porque eu sou bombeira em Marvão (actualmente na reserva, desde que o meu filho nasceu), faço um apelo a todos os leitores, para que se tornem sócios dos bombeiros locais. Apesar de já não residir aí, sou, há vários anos, sócia dos Bombeiros de Seia. É uma pequena ajuda, mas que pode fazer a diferença!
Um beijinho,
Catarina Dias

Anónimo disse...

É inacreditável o que está acontecer. E parece toda a gente estar com essa sensação. OS BOMBEIROS NÃO ESTÃO A FAZER NADA! Estão parados á beira das estradas e quando o fogo lá chega, simplesmente passa por eles. 200, 300, 400 bombeiros?? Da parte norte o monte sto.Estevão ardeu e está a descer para S.Martinho. Há 2 dias que ele vai de mansinho, apenas hoje anda o heli a descarregar, mas parece que nem lhe acerta com o balde. O que é feito da malta apeada??
Há 2 noites mijei nesta frente de fogo e tive a sensação que fui o único a apagar alguma coisa. E nessa noite APENAS 1 carripana com 1 ou 2 mangueiras davam conta do recado. Prós lados de Loriga como é possivel com tantas CENTENAS de bombeiros, (já que do lado norte não estava lá NENHUM) que o fogo atravesse a estrada nova. Já pra nem falar das mentes brilhantes do contra-fogo no Sabugueiro. Sempre que algum "barrigão" se lembra disto, há merda da grossa!
Já pra nem falar de quando têm de vir abastecer de água ao fundo de Seia!
Custa criticar quem nos pode salvar a vida, mas enfim..

Vitor disse...

Caro Jose Mario Branquinho

Estive ontem a teclar com o Sérgio e estamos a tratar de criar um movimento de reflorestaçao da serra da estrela, em especial da encosta do desterro. Não vamos pedir subsidios à camara, precisavamos apenas que retirassem em alguns terrenos a definir o restos do incendio e que o CISE nos facultasse as sementes, ou as arvores (de preferencia carvalho e castanheiro), que de resto tratamos Nós. Doi muito ver a nossa serra como está e temos de fazer alguma coisa...não vamos ficar parados!!!

Não sei se em Setembro/Outubro é uma boa altura, pelo que pediamos a ajudar e opiniao de eng florestais que nos ajudasse!

Podemos contar consigo??

Tou na disposiçao de efectuarmos uma reuniao já nos proximos dias para vermos as possibilidades. O pessoal de sao romao está sensibilizado e disposto à mobilizaçao, para que a NOSSA SERRA volte a ser o que sempre foi!

Anónimo disse...

400 fogos diarios no pais...ainda bem que não somos um pais tropical senão nem uma plantinha sobrava...algo se passa, de anormal e não será apenas o calor de verão.
eugenio

Mário Branquinho disse...

O anónimo que acima fala e critica os bombeiros, julgo que o faz injustamente, uma vez que nestes dias, completamente anormais, com fogos por todo o lado, tem sido uma loucura, com os homens da paz em esforço sobre-humano. Incansáveis, quase sem dormir.
Bombeiros a quem tudo se exige. Tantas vezes, como nestes dias, quase sem meios e sem forças.
Pode aqui ou ali ter havido alguma falha, mas com tanta aflição, tanto lugar aonde acorrer, tanto fogo, tanto vento, e tão pouca gente para agir, temos de compreender.
No Sabugueiro, que foi onde eu estive envolvido, com poucos bombeiros e poucas viaturas, mas muito povo, foi possível, mesmo assim evitar desgraças maiores. E aqui eu entendo que as populações também podem ajudar, desde que coordenadas pelos bombeiros, como foi o caso e que se viu na TV.
MJB

José disse...

Esse anónimo não sabe o que diz...Tem noção da extensão de fogo? Andam apenas 200 homens e andaram muito tempo apenas 90 homens!
Em Belas- Sintra para uma pequena fogueira foram 310 bombeiros e 90 veiculos!
Tenho uma amigo que é bombeiro em sao romao que só hoje foi a casa (6f), e já andava a combater fogo deste 3f, sabe em troca de que? Em troca de 0 €uros!!!!!

Quanto ao contrafogo, o mesmo não foi colocado senao nada disto tinha acontecido. Caso não saiba apenas as AUF podem colocar o contrafogo e os mesmo apenas chegaram na 5f à tarde e mesmo assim no Desterro tiveram de ser populares a por o contrafogo à frente deles porque eles assumiram que não sabiam como haveriam de saber e evitou-se desgraça maior...

Eu gostava de saber o que voçê faria sem receber nada em troca...

Sérgio Alves disse...

O importante é que as entidades competentes não procederam a nenhuma prevenção.

Onde estão os caminhos abertos? Onde está a limpeza das matas? Onde estão as zonas neutras de árvores? Não houve qualquer prevenção. Nada. Zero.

Por exemplo a estrada da Senhora do Desterro para a Serra estava quase fechada com arbustos....a estrada meus amigos. Só faltava lá por uma placa a pedir um fósforo.
É mais uma prova de que muitos querem tirar esta estrada do mapa, deixando-a ao abandono.

Mas pronto...para o ano as pessoas responsáveis pelas limpezas das matas e caminhos públicos vão ter pouco trabalho....já ardeu tudo.
Parabéns pelo vosso trabalho!!!

Já agora Dr. Mário Jorge...pode-me confirmar ou desmentir a afirmação do segundo comentário, de que agora é a Protecção Civil e não as Juntas de Freguesias, a responsável pela limpeza das matas e caminhos públicos?

Resta-nos lavar as lágrimas, e trabalhar para dar de novo o tom verde à nossa Serra. Temos muito trabalho pela frente...e o exemplo tem de vir de cima (digo eu).