sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Declaração de Impacte Ambiental dos IC's é favorável

O Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território (MAOT) emitiu declarações de impacte favoráveis condicionadas aos três Itinerários Complementares (IC) 6, 7 e 37, previstos para a zona da Serra da Estrela, informou esta quinta-feira fonte daquele gabinete, citada pela Lusa.
A notícia já aí está e constitui mais uma etapa importante na caminhada que levará à concretização deste anseio das populações da nossa região. A Luta tem de continuar e o Movimento MAIS, vai continuar na sua acção persistente, num quadro de cidadania activa.
Para ler mais
AQUI

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas alguem acha que os IC´s vao mesmo avançar? A resposta é NÃO! O País está sobreendividado e completamente hipotecado para os próximos 50 anos...
Os IC´s são para esquecer...se bem que na minha opinião os IC´s apesar de importantes não vêem resolver os problemas de falta de competitividade da nossa região,porque os IC´s trazem mas também levam mais facilmente.
Não são os IC´s que vêeem salvar o Interior, senão a cidade da Guarda não estava na situação que está...

Mário Branquinho disse...

As pessoas de Seia e desta região têm de ser as primeiras a acreditar e a fazer força para que estas estradas se concretizem, porque é indiscutível que as vantagens que trazem são muito maiores que as desvantagens.
Na óptica daqueles que dizem que as estradas também levam as pessoas para fora, faz-me lembrar um retrógrado, quando diz que fizeram mal em inventar a internet porque ela é nociva para algumas pessoas; ou a invenção dos automóveis porque originam muitos acidentes e por aí fora.
Nós temos é que estar unidos e reclamar todos em uníssono a execução destas vias, porque a elas temos direito.
De resto o país está pejado de terras que se situam á beira de grandes vias, mas teimosamente não se desenvolvem. Guarda, Fornos são exemplo disso.
Mas Seia e muitos outros concelhos não vão por aí, querem e exigem o que têm direito, porque também pagam impostos. E querem ter ligações mais rápidas aos grandes centros.
Não devemos descansar enquanto não virmos estes Itinerários executados. E não precisam de ser todos feitos ao mesmo tempo. E não será a desculpa da crise a impedir, porque a economia do país tem de funcionar. E não pode ser só á custa de investimentos no litoral, em detrimento do Interior.
E se nos pusermos com muitas histórias, em vez de ajudarmos ainda complicamos.
Vamos a isto, que a luta ainda vai ser dura!

Mário Jorge Branquinho

Sérgio Alves disse...

De facto as IC's trazem,mas também levam.

Contudo, isso não significa que essas estradas não sejam importantes para o concelho. Veja-se o caso do Turismo, que na minha opinião deveria ser o motor económico da região. Actualmente, quem vem da zona sul do país, opta pela A23 (por não ter cobrança de portagens), levando a que para estes a porta de entrada para a Serra seja a Covilhã.

Mas, isto pode alterar-se drasticamente. Senão vejamos.
Pelo que se fala, a A23 vai passar a ter portagens, logo, a vantagem económica de ir pela Covilhã deixa de existir. Ora, se as IC's forem construídas, acredito que o lado ocidental da Serra, onde se inserem os concelhos de Seia e Gouveia, podem voltar a ser as principais portas de acesso à Torre.

Mas as estradas não chegam....é preciso melhorar a oferta, as infra-estruturas, e a visão de quem toca conta dos destinos da Serra da Estrela, pois assim se conseguirá atrair a atenção dos turistas.

No actual contexto económico, julgo ser difícil a construção a curto prazo destas IC's, mas não é impossível, sobretudo se as populações locais não deixarem morrer o assunto.

Já não é povo quem mais ordena, mas ainda é capaz de se fazer ouvir. O MAIS é um exemplo disso mesmo. Resta-nos a todos dar-mos o nosso contributo, para que este tema não caia no esquecimento.

De facto a Guarda pouco ou nada beneficiou com a transformação da IP5 na A25, mas não quer dizer que essa seja a regra. Com os erros dos outros também aprendemos algo. Além de que, a Guarda está mais longe do litoral do que Seia.

Não sejamos velhos do Restelo, mas sim pessoas que querem e desejam que esta região se desenvolva cada vez mais. Potencialidade para isso tem para dar e vender.

Anónimo disse...

retrógrado Sr. Mário Branquinho???

Retrógrado é termos tido um presedente de câmara a quem empresas solicitaram a compra de terrenos para se instalarem em Seia e até hoje não obtiveram resposta...
Não, não eram empresas poluidoras, mas sim empresas totalmente viradas para a exportação e que apostam na inovação. Uma delas não ficou muito longe de Seia...

Então se nem as empresas queremos em Seia para que é que queremos os IC´s???? - Se quiser poderei desenvolver este tema pessoalmente consigo dado não ser este o local mais conveniente...

É verdade que os IC´s estão prometidos e que já deveriam estar efectuados, mas temos de ter a verdade que o País está numa situação financeira insustentável e que corremos o risco de entrar em bancarota caso não se efectuem fortes cortes na despesas pública...

Se ser consciencioso é ser retrogrado, entaão irei a continuar a sê-lo...

Anónimo disse...

Já para nem falar das infraestruturas...Estamos preparados para receber mais turistas? Claro que não!! Os turistas passam e não param porque não existe nada que os motive para tal!

Anónimo disse...

Já agora...Alguém se lembrou de pedir em contrapartida à empresa que vai explorar a barragem de girabolhos, de modo a fazer face aos enormes prejuizos que vai causar ao nosso concelho,a construçao do traçado do IC37 até Nelas pelos menos ligando ao IC12?
É que aquela questão dos 1000 postos de trabalho directos e 5000 indeirectos é tudo música...o que vamos ter é cada vez menos neve...


Espero não ter contribuido com mais um pensamento retrógrado...

m.branquinho1@gmail.com disse...

O anónimo que discorda de mim neste post já mandou mais duas ou 3 mensagens, que no plano da discussão eu aceito. Contudo, é aborrecido estar a discutir ideias com o desconhecido. Por isso, caro anónimo, para prosseguirmos a conversa de forma civilizada, não leve a mal, mas é melhor a gente apresentar-se e discutir, e isso não significa estar sempre de acordo. E eu gosto de cultivar, sempre que posso, a discussão saudável.
vamos a isto?
MJB

Anónimo disse...

Caro José Mário Branquinho
Para além de retrógrado, agora também me acusa de não ter sido civilizado??
Por favor...
Em momento algum lhe faltei ao rspeito e apenas contribuí com a minha opinião como já o fiz diversas vezes, mas parece que o deverei deixar de fazer...!
Depois não se admire que as pessoas desistam de exprimir a sua opinião e o se faça ouvir um silêncio bastante incómodo...
Mas tudo bem,o blog é seu e faz dele aquilo que bem entender...

(Só espero que tanta irritação não tenha sido motivada pela historia das empresas que se quiseram implantar no concelho e ficaram sem resposta,porque o Sr. Eduardo Brito fica bastante incomodado quando confrontado com o assunto)

(Para além disso o anonimato, desde que não falta ao respeito nem interfira com o bom nome das pessoasé um direito a que me assiste)

Cumprimentos