sábado, 23 de maio de 2009

Jantar-comício do PS a rebentar pelas costuras


Se não eram mil, andaria lá perto. Um milhar de pessoas na apresentação dos candidatos do PS à Câmara e Assembleia Municipal. O salão do Restaurante "O Pastor” em Seia era pequeno demais para tanta gente que quis marcar presença na apresentação oficial de Carlos Filipe Camelo e Eduardo Silva.
Confirmou-se aquilo que se previa, um arranque em força da máquina socialista a mostrar que está preparada e suficientemente oleada para o embate eleitoral que vem aí em Outubro. As pessoas eram muitas, o espaço era pouco e a páginas tantas havia quase tanta gente cá fora como lá dentro. Por ser assim, tudo a abarrotar pelas costuras, não havia mãos a medir para trazer comida para as mesas, e comer de pé, lombo de porco com batata frita e arroz.


O povo está com o PS na jornada que aí vem e isso notou-se nesta apresentação, apesar de algum ou outro pormenor de logística organizativa,.. . e gastronómica.


Adivinha-se por isso, um bom resultado final nas eleições de Outubro, pelo que se lê nos sinais escritos no que se vai vendo, como hoje, podendo o Partido Socialista espreitar a possibilidade de poder ganhar por 6 – 1, como já se ouviu esta tarde mais de uma vez.


É certo que o 5 – 2 de há 4 anos não foi assim tão longe deste resultado, mas agora, beneficiando também da fragilidade da oposição, do estado a que chegou, não espantará se Carlos Filipe Camelo lá chegar. Ele que em 1989 foi eleito pela primeira vez Vereador, como recordou no seu discurso de hoje. Ele que lembrou alguns companheiros de luta nestes anos – o Professor Duarte, o Marciano Galguinho, o Zé Belarmino, o Fernando Ambrósio e claro, o Eduardo Brito, a quem sucederá na cadeira do poder no final deste ano.


Agradeceu à família o apoio e carinho dispensado para a empreitada que aí vem; agradeceu a todos os que o têm apoiado e aos militantes que votaram nela aquando das eleições directas do partido para a indicação do candidato do PS a esta corrida. E a propósito, referiu-se igualmente a António Maximino, pela forma franca e aberta com que se bateu nessa corrida interna.


Não esqueceu as mulheres e o seu papel na sociedade, revelando mesmo que no próximo mandato, o lugar de vice-presidente da Câmara será ocupado por uma mulher.


Ao longo do discurso de voz forte e grossa, para se fazer ouvir na sala imensa do restaurante, fez referência aos sindicalistas e sobretudo do sector têxtil, aos Presidentes de Junta, dirigentes associativos e a diversos quadros e sectores da sociedade que ajudam a construir o concelho diariamente.


O slogan adoptado para as eleições é “Mudar com Segurança” e por isso Carlos Filipe Camelo, destacou o muito que tem sido feito e o mais, muito mais que há para fazer, num quadro de dificuldades mas de determinação profunda. Elencou obra feita e deixou o registo das orientações para o futuro, e que serão apontadas e aprofundadas ao longo dos próximos tempos que aí vêm, até às eleições.


O candidato à Presidência da Câmara terminou o seu discurso debaixo de fortes aplausos e grande entusiasmo, apesar do ruído à volta dos pratos que iam chegando a pouco e pouco às mesas. De resto, aquele não era o momento oportuno para ideias profundas, já que os comícios resultam mais na perspectiva do espectáculo do que propriamente para discussão de assunto sério. Entre tintos e lombo de porco, não há lugar para grandes conversas e o momento é de festa e exaltação.


Oportunidades não faltarão para falar do que pode e deve ser feito para o desenvolvimento do concelho nos próximos quatro anos, num quadro de grande aperto financeiro, em que não há lugar para amadorismos nem para principiantes.


Falta acrescentar que os outros discursos da jornada ficaram por conta do jovem Luciano da JS; do Presidente da Federação Socialista da Guarda, José Albano; do Presidente da Comissão Política do PS, Eduardo Brito e do candidato à Assembleia Municipal, Eduardo Silva.


Esta foi mais uma jornada de peso da máquina socialista, outras mais se aguardam, quando ainda agora a procissão vai no adro e quando se sabe que ninguém pode “embandeirar em arco”, nem deixar de trabalhar. E o PS de Seia sabe disso, como tem provado até hoje.

.

site oficial do candidato: http://www.filipecamelo.com/



Sem comentários: