segunda-feira, 11 de maio de 2009

Artistas de Seia, ANTÓNIO CORREIA

O que escrevi sobre o fotógrafo senense António Correia, por ocasião da homenagem que os artistas de Seia lhe prestaram na abertura da ARTIS 2009, que teve lugar dia 9 de Maio de 2009:




António Serafim Monteiro Correia nasceu em Seia, em 15 de Setembro de 1948 e reside em Vila Chã – Seia.
Filho e neto de fotógrafos, cresceu numa família onde, desde muito cedo, absorveu a técnica e o entusiasmo pela fotografia.

Trabalha no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), como desenhador gráfico desde 1978, embora ao longo destes anos tenha sido das pessoas que mais fotografou a serra da Estrela ao serviço desta instituição.

Juntamente com Angelina Barbosa, Alberto Martinho e Teresa Lopes calcorreou a Serra logo no início da criação do Parque Natural, fotografando e desenhando a partir das fotografias, lugares e pormenores da imensa montanha que é a Estrela. A maior parte das fotografias do PNSE, foram tiradas por António Correia, muitas das quais fazem parte de inúmeras publicações oficiais e particulares, entre elas o “Guia de Percursos Pedestres da Serra da Estrela” (1990) em co-autoria com Angelina Barbosa.

Participou ainda na ilustração do Guia Geológico e Botânico do Parque Natural da Serra da Estrela.

Colaborou na organização de inúmeras exposições de fotografia do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) em Lisboa, tendo feito também parte da equipa que montou a Exposição desta entidade na Expo 98.

Ganhou um primeiro prémio num concurso de fotografia (Covilhã – 1978), participou em várias exposições de fotografia das antigas “Festas da Vila” em Seia, tem uma rubrica fotográfica no Jornal Porta da Estrela, de Seia e participa regularmente nas várias edições da ARTIS – Festa das Artes e Ideias de Seia.

Neste momento, António Correia está a organizar o arquivo fotográfico do PNSE.

Durante esta ARTIS tem uma exposição individual intitulada “O Vermelho na fotografia” e que está patente no edifício da Câmara Municipal onde o vermelho é o elemento comum.
.
.
A mensagem que Angelina Barbosa enviou a propósito da homenagem a António Correia:


Das terras ribeirinhas, a minha homenagem…

"António Correia é, hoje, o fotógrafo da Serra da Estrela. Conhece a montanha como poucos e gosta dela como ninguém.

Ao ritmo do seu passo percorreu repetidamente toda esta paisagem serrana, dias e dias ao longo de muitos anos, descobrindo, estudando e fotografando as rochas, a água, os rios, as fontes, a imensa variedade de flora e fauna e ainda as marcas da presença do homem nesta paisagem serrana. Usando com mestria as cambiantes de luz que só a Estrela tem, António Correia foi construindo, no Parque Natural da Serra da Estrela um valioso arquivo de imagens, em minha opinião, de consulta obrigatória para quem pretende estudar a região da Serra da Estrela a partir de finais dos anos 70.

Está de parabéns quem organizou esta homenagem. Merecida. António Correia é um filho da terra, trabalhador, estudioso, discreto, que muito contribuíu, para levar bem longe o nome da Serra da Estrela. E tanto ainda se espera dele!

Considero-me uma pessoa com sorte, ter trabalhado durante duas décadas com o Correia. Faz parte do tipo de pessoas que encontramos na vida e nos acrescenta, pela atitude, pelo exemplo, ou, simplesmente, porque existe.

Ao Correia, um abraço Amigo

Angelina Barbosa
Bunheiro, 9/05/09

Sem comentários: