quarta-feira, 20 de maio de 2009

Gripe A: Caso suspeito no hospital de Seia

Uma mulher com suspeita de gripe A (H1N1) deu entrada hoje de manhã no serviço de urgência do Hospital de Seia e deverá ser transferida para os Hospitais da Universidade de Coimbra, disse fonte hospitalar.

«Confirmamos um caso suspeito na urgência do Hospital de Seia. Foi activado o plano de contingência da gripe local e o processo está a seguir os trâmites definidos pela Direcção-Geral de Saúde. A doente vai ser transferida para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC)», disse Luísa Lopes, directora da urgência da Unidade Local de Saúde da Guarda, que abrange aquele hospital.

A médica disse ainda à agência Lusa que a mulher, cuja idade não soube especificar, é «proveniente de uma área de risco, vinda dos Estados Unidos da América».

Segundo a fonte, a partir do momento em que o alerta foi dado, a coordenação do transporte da doente «pertence ao INEM», desconhecendo a hora a que será feita a sua transferência de Seia para os HUC.
Lusa/SAPO

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois, parece que se ausentou do hospital e não quer ir para os HUC.

Anónimo disse...

A mulher de 60 anos que hoje deu entrada no hospital de Seia com suspeitas de gripe A (H1N1) já saiu de casa e foi levada para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) pelo INEM.
A doente que ao fim da manhã abandonou as instalações do hospital de Seia e se encaminhou para casa, recusando ser levada para Coimbra, foi contactada durante a tarde pela Delegada de Saúde local, acabando por aceitar o transporte.

Anónimo disse...

A mulher de 60 anos que hoje deu entrada no hospital de Seia e que pode ter gripe A (H1N1, tendo ao fim da manhã voltado para casa, aceitou ser transferida para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
Segundo a delegada da Saúde, Maria Assunção Ferreira - que esteve entre as 16h20 e as 17h na residência da mulher para a convencer -, "estão a ser tomados todos os procedimentos normais, e De acordo com Fernando Girão, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda, que abrange aquele hospital, a mulher abandonou as instalações e "recusou ir para o Hospital" de Coimbra.
"Ausentou-se do hospital [de Seia] e foi para casa", contou o responsável. Acrescentou que a equipa do INEM que viajou de Coimbra para a transportar de ambulância "foi lá a casa e ela não quis ir".
Perante a recusa, disse que o caso foi participado ao Delegado Regional de Saúde de Coimbra.
A mulher deu entrada hoje de manhã no serviço de urgência do Hospital de Seia e foi atendida naquele serviço, contou Luísa Lopes, directora da urgência da Unidade Local de Saúde da Guarda.
"Regressou ontem [terça-feira] dos Estados Unidos da América já com sintomatologia e hoje de manhã apresentou-se no Hospital [de Seia]" com sintomas associados à doença, referiu.
Adiantou que logo que o caso foi detectado "foi activado o plano de contingência da gripe local e o processo" seguiu os trâmites definidos pela Direcção-Geral de Saúde.
A doente esteve para ser transferida, durante a manhã, para os HUC, "que é o hospital de referência para os casos suspeitos", acrescentou Luísa Lopes, mas a doente recusou o transporte do INEM.
A mulher esteve "cerca de duas horas" no hospital de Seia, decidindo depois abandonar as instalações da unidade de saúde e recusando assistência em Coimbra.