segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O blogue feito pelos leitores, algumas mensagens entre tantas

Estas são algumas das inúmeras mensagens que me têm chegado ao blogue. De várias correntes e feitios, de amigos e desconhecidos. A todos, um grande abraço de amizade.

Notícias de Torroselo

Boa tarde Mário Jorge;
Em primeiro lugar deixe-me dizer-lhe que estou a gostar muito da rubrica do seu blogue intitulada "Noticias de algum tempo atrás...".
Se tiver alguma aí no "bolso" de Torroselo gostava que a publicasse é que devemos olhar para o futuro mas nunca devemos esquecer o passado.
Um abraço e parabéns pela ideia;
Luis Silva

Resposta: Aí vai uma notícia antiga de Torroselo, no post a seguir a este.
Literatura sobre história da nossa terra

Amigo Mário Jorge. Lhe mandei uma mensagem pelo seu blog dizendo que fiquei muito contente em te-lo descoberto . Descobri o seu endereço através do Jornal de Santa Marinha. Escrevo do Rio de Janeiro e acho muito interessante suas crónicas de acontecimentos passados.
Gostaria de saber se eu teria acesso a alguma literatura sobre a historia, costumes e tradições de nossa terra. Agradeço sua ajuda e estou ao seu dispor do outro lado do oceano. Um abraço
. Eduardo Reis
Resposta:
Olá caro Eduardo. É um prazer muito grande trocar informação com o senhor, que ainda por cima está do outro lado do Atlântico, na grande metrópole que é o Rio de Janeiro, cidade que nunca visitei. Fui duas vezes ao Brasil uma a Salvador da Baía e outra a Natal.
Quanto a literatura sobre a nossa terra, recomendo “A Monografia da cidade e concelho de Seia” de J. Quelhas Bigotte, “O Concelho de Seia em tempo de Mudança – dos finais do séc. XIX ao dealbar da 1ª República” de Maria Lúcia de Brito Moura, e “O Marcelismo e o 25 de Abril vistos em dois jornais locais” de Luis Rente, entre muitos outros.
Promoção de São Romão
Bom Dia
Ao navegar nestas águas...deparei com este belíssimo testemunho (Viagens pelas nossas terras – SÃO ROMÃO). Não posso ficar indiferente sendo eu, uma "filha" da boa gente de S.Romão. Faço minhas as palavras do António Pina, (com a sua permissão, obviamente)
Eu pergunto:

Porque há tão pouca informação desta terra linda e poderosa, das suas gentes, da sua gastronomia, da sua localização junto á nossa Serra da Estrela ???
Uns são filhos, outros enteados??? SÓ brilham os que vão na vanguarda???Por vezes, os grandes heróis, são precisamente os que estão na rectaguarda, mas porque ñ têm ninguém que os ajude, ali ficam eternamente, acontece isso com S.Romão, não é verdade???
A toda a minha boa gente de S.Romão vos quero dizer; que jamais vos esqueço e de todo o carinho que de vós recebi e o quanto meus pais foram felizes nesse torrão a beijar a Estrela.

Elisabete Correia
Resposta: Eu entendo que quem está longe gosta de saber noticias da sua terra. De a ver promovida, fazendo sobressair e evidenciar o barrismo de cada um. De forma equilibrada, este sentimento até nem faz mal nenhum, daí eu perceber pessoas como Elisabete Correia, que estando longe, querem estar perto. Por ventura, ligam muito mais à terra do que muitos dos que por aqui vivem.
Todavia, São Romão tem sido muito promovida no exterior e estou certo que continuará a ser muito mais.
Cumprimentos de amizade
compra de terrenos

Noticias que marcam a actualidade - 200 Mil contos da moeda antiga por um lote, com um pedaço de terreno superiormente localizado numa zona especialmente bem ordenada, com um Edifício de 2 pisos amplos de infraestruturas generosas, actuais e funcionais ao suposto fim pretendido e cuja aprovação, face à actual conjuntura económica, pauta pela por unanimidade... Meus senhores é caso para dizer
"onde é que está o Wally?"
Os binóculos.
Anónimo
Resposta: Pois, e depois?...

Sem comentários: