quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Seia avança com ação jurídica contra Lei da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias


"O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, adiantou que vai avançar juridicamente contra a aplicação da Lei da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, promulgada pelo Presidente da República no passado dia 16 de janeiro.

A decisão foi tomada após uma reunião com as Juntas de Freguesia que estão abrangidas pelo diploma e consta de uma carta aberta enviada à população, assinada pelo autarca, que começou a ser distribuída hoje pelos CTT.

De acordo com esta Lei, serão extintas 1165 Juntas de Freguesia em todo o país, entre as quais oito no concelho de Seia: Seia/S. Romão/Lapa dos Dinheiros; Cabeça/Vide; Carragosela/Várzea de Meruge; Sameice/Santa Eulália; São Martinho/Santa Marinha; Folhadosa/Torroselo; e Lajes/Tourais.

A posição da Câmara Municipal é solidária com a pronúncia da Assembleia Municipal que, em tempo próprio, rejeitou toda e qualquer proposta de agregação de freguesias, defendendo a manutenção do atual mapa administrativo concelhio, constituído por 29 freguesias, em conformidade com a vontade expressa das várias Assembleias de Freguesia, que comungam da rejeição deste diploma.

A autarquia reitera, assim, todas as suas decisões assumidas até aqui, de firme oposição a todo este processo, reafirmando que esta Lei é injusta, inadequada e não respeita a Autonomia do Poder Local e a vontade das Populações. Neste âmbito, serão desencadeados todos os meios legais, para que a Lei não seja aplicada.

O edil refere que a implementação desta Lei significa uma “regressão no tempo, a ausência de leitura e interpretação de dinâmicas territoriais, o abandono de políticas de proximidade, a diminuição de eficiência e um aumento de custos para as gentes e territórios afetados, sendo a sua aplicação da exclusiva responsabilidade do Governo”.

(Comunicado de imprensa)

1 comentário:

Miguel brito disse...

força. não desistam. as populações estão comvosco