quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Queima do Entrudo no Sabugueiro


A comunidade do Sabugueiro recupera a tradição da “Queima do Entrudo”, outrora na noite do último dia de Carnaval, (Terça-Feira Gorda) e que este ano se realiza no Sábado de Carnaval.
Adaptada aos tempos modernos, por impulso dos responsáveis das entidades desta aldeia turística da serra da Estrela, a “festa” contempla um baile popular, em ambiente de festa onde não faltará a encenação do “maldizer”, uma espécie de «julgamento» do entrudo, mas também dos habitantes da aldeia em geral.
Haverá por isso, uma primeira parte que antecede a «queima», onde se procurará, como outrora, proporcionar alegria e brincadeiras e os inevitáveis excessos de comida e bebida, danças e partidas carnavalescas. A segunda parte, que preside à «queima» do boneco, servirá para assinalar o desagravo de “ditos e mexericos” e o castigo à figura do “entrudo” que será destruída pelo fogo.

 


Mas a «queima» do boneco, pode sinalizar também o desejo de ver finalizado o Inverno e ansiar pela Primavera, procurando fazer lembrar sobrevivências de práticas pagãs, sacralizando e mantendo na memória das pessoas, este prolongamento de festa e de ritual. E nessa linha continuar a atribuir a estas manifestações, fins mágico-profilácticos de purificação e excomunhão de poderes considerados maléficos.

Aqui, todos são chamados a entrar, locais e turistas, mas sem garantia de imunidade!

Sem comentários: