sábado, 24 de novembro de 2012

Ninguém de Seia na ULS da Guarda e ninguém diz nada

Mais uma história rocambolesca aconteceu por estes dias na Guarda. Ana Manso, destacada militante do PSD foi afastada do cargo de presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde por alegadas irregularidades, segundo a imprensa. Segundo ela, Ana Manso, citada pela Rádio Altitude, tratou-se de «um processo político», com origem dentro do próprio PSD, partido de é militante e já foi presidente da comissão política distrital e que, segundo diz, nunca conviveu pacificamente com a sua nomeação, há menos de um ano. 
Coisas da política à moda da Guarda!
Agora a história que se segue também promete não ser pacífica. É que a pessoa indicada para o seu lugar é Vasco Lino, um gestor que já esteve à frente do agrupamento de centros de saúde e do Centro Hospitalar da Cova da Beira, Covilhã. Os restantes elementos que compõem o novo Conselho de Administração da ULS da Guarda são Flora Teixeira da Silva, Fernanda Trovão Maçoas, como directora clínica para os cuidados hospitalares, Gil Barreiros, como director clínico para os cuidados primários e João Rebelo Marques, como enfermeiro director. Ou seja, só Gil Barreiros será do Distrito, neste caso de Gouveia.
Num cenário destes, o que se pergunta é se não há no Distrito da Guarda gente capaz que esteja à altura dos cargos. Ao que parece não há!
Ao que parece, o Presidente da Distrital do PSD da Guarda, Júlio Sarmento não terá visto com bons olhos estas nomeações, que de pendor politico pouco têm.
 
Politicamente em Seia ainda ninguém se manifestou, mas é obvio que faz falta alguém da nossa cidade nesta equipa, para representar os interesses do nosso concelho em matéria de saúde. Senão, corremos o risco de continuar a ver esvaziar o nosso hospital das suas competências. Um mau pronuncio para Seia e para a própria Guarda, que pode ver aqui o princípio do fim da sua autonomia, uma vez que será mais fácil, com gestores da Covilhã de levar a estrutura da Guarda para aquela cidade. Há de resto um estudo que aponta para aí. Agora, além do estudo, há uma equipa que poderá fazer o caminho.
Mau prenúncio. Mas pode ser que me engane.
É bom lembrar que a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda abrange os hospitais da Guarda e de Seia e 12 centros de saúde do distrito.

Sem comentários: