sábado, 26 de maio de 2012

Todos por Loriga!


Loriga, enquanto território do concelho de Seia, situado em zona privilegiada da serra da Estrela, está finalmente a ter o destaque e a atenção que merece. Desde logo, pela grande operação de marketing decorrente da participação da praia fluvial no concurso das 7 maravilhas de Portugal. Um concurso que coloca Loriga no mapa, promovendo esta terra e projetando este potencial, ligado à montanha, à água e por consequência ao lazer e ao turismo.

Há muito tempo que Loriga merecia uma campanha assim e agora surge e mobiliza as pessoas e levanta o orgulho e aprofunda o espírito identitário dos seus habitantes e de todos aqueles espalhados pelo país e pelo mundo.
Sem protagonismos específicos e numa onda que a todos mobiliza, este é um excelente exemplo daquilo que pode ser feito, diria mesmo, que obrigatoriamente tem de fazer-se, para se dar vida a estas terras. “Nesta serra imensa e enigmática”, como dizia Miguel Torga, há grande potencial paisagístico que importa valorizar e capitalizar em proveito do desenvolvimento local. Saibamos agora, saibam os loriguenses em particular, aproveitar este balanço, para que nas semanas, nos meses e nos anos a seguir a esta grande operação, se capitalize retorno, para que afinal tudo isto valha a pena.

Outro passo importante e decisivo será a classificação dos socalcos de Loriga, imagem paisagística invulgar, de rara beleza, que importa conseguir. Estou certo, pelo trabalho que tem vindo a ser feito, será igualmente uma conquista importante da comunidade loriguense neste processo de marketing territorial em que Loriga está apostada.

Com as pessoas e pelas pessoas, serenamente e sem complicações! Simplesmente natural como a paisagem, para que se aproveite esta imensa montanha de potencialidades. Se valorize este diamante por lapidar e se acorde este monstro adormecido neste lado da serra da Estrela!
Fotos: Direitos reservados (Grupo de Loriga)
(Clicar nas fotos para aumentar)

1 comentário:

A. Madeira disse...

" A Serra da Estrela E O Herminismo Em Pleno Desenvolvimento", foi publicado em 1957 pelo ilustre Senense da Freguesia de Torroselo, Prof. Francisco Mendes Póvoas. Muitos outros livros e, colaboração na imprensa, nos deixou este regionalista,quiçá o que mais divulgou a Serra da Estrela e a região envolvente. No VIII Congresso Beirão realizado em 1948 na cidade da Guarda, apresentou uma comunicação sob o tema: "Desportos de Inverno na Serra da Estrela"

A. Madeira