sexta-feira, 18 de maio de 2012

TONDELA UNE-SE CONTRA A EXTINÇÃO DE FREGUESIAS


Ora aí está uma notícia que pode ser seguida em Seia e por (quase) todos os concelhos do país:

Jornal do Centro – 18/05/2012

Os presidentes de 25 das 26 Juntas de Freguesia do concelho de Tondela, todos eleitos pelo PSD, rejeitaram a extinção ou fusão de qualquer uma das freguesias admitindo que “podem vir a ser tomadas medidas como a entrega das chaves da junta ao presidente do município, ou a demissão coletiva”., disse Abílio Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova da Rainha.
“Apelamos ao Presidenta da Republica para que, num ato de salvaguarda da coesão nacional e na defesa das populações, sobretudo aquelas que são mais afetadas com o problema da interioridade, não promulgue esta lei”, reforçou.
De fora desta tomada de posição ficou o Presidente de Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria, João Carlos Figueiredo, que é também o líder da concelhia do PSD e Deputado na Assembleia da República.

Ainda segundo o Jornal do Centro – Os presidentes de junta entendem que “o modelo aprovado pela Assembleia da República não traduz qualquer beneficio para as populações, nem qualquer ganho para o erário público, dada a forma zelosa e patriótica” como são geridas as receitas, sobretudo das freguesias mais pequenas. Neste âmbito ameaçam “denunciar à Comunidade Europeia a farsa” que representa esta lei, porque “vai traduzir-se num aumento de custos para os já fragilizados cofres do Estado”.



Sem comentários: