quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

“NOITES DO MUNDO” E “BOLSA DE TALENTOS LOCAIS” SÃO ALGUMAS DAS NOVIDADES DA PROGRAMAÇÃO DE SEIA

.



O Município de Seia decidiu que em 2011 não se realizará a tradicional FIAGRIS, na sequência das medidas de contenção que se impõem. No entanto a programação da Casa da Cultura mantém um bom nível de oferta, reduzindo também nos respectivos custos.

Em termos de novidades, surge a iniciativa “Noites do Mundo”, que consiste na animação de vários espaços da cidade com grupos de outros países radicados em Portugal – Brasil, Cuba, India, Cabo Verde, etc., a custos reduzidos e com índices de animação elevados.
Outra das novidades apresentadas pelo Município no quadro da Casa da Cultura, tem a ver com a criação da chamada “BTL – Bolsa de Talentos Locais”. A referida iniciativa consiste na criação de uma lista de grupos e músicos locais, a quem será dada oportunidade de apresentação pública no Cineteatro, Auditório ou Espaço Internet da Casa da Cultura. As áreas a contemplar serão preferencialmente de música (vários géneros musicais), teatro e outros projectos performativos antecipadamente aprovados.
Deste modo, pretende-se dar seguimento a uma estratégia de aproximação do complexo da Casa Municipal da Cultura à comunidade, reforçando ainda mais o desenvolvimento de acções de valorização e incentivo aos criadores locais.
Ainda no domínio da animação local, será incrementada a iniciativa “FILARMONIAS”, para proporcionar às bandas filarmónicas do concelho, a oportunidade de actuarem em contexto de auditório e eventualmente convidarem uma outra banda de outro concelho.
Quanto ao resto, Janeiro continuará a ser mês do “Festival de Folclore de Inverno” e outras acções pontuais; Fevereiro é altura do “Seia Jazz & Blues”, que este ano traz ao palco André Sarbib e Chris Jagger; Março é agora a altura escolhida para a Feira do Livro que em termos de actividades paralelas contará com um recital de João Lagarto e Victor Norte, um Concerto “Improvisos Deflagrados” de Vitorino da Almeida e Luís Avellar e espectáculos infantis. A Feira do Queijo também decorre no inicio deste mês, por alturas do Carnaval. Abril terá este ano um espectáculo de dança – “A Menina de Pedra”, do Quorum Ballet; Maio e Junho continuarão a ser os meses do Festival ARTIS, que em termos de figurino irá mudar, aumentando a qualidade na exigência das obras aceites, além de contemplar uma programação paralela que incluirá “Caravan Cabaret do Grupo BAAL 17/AL-MaSRAH Teatro, “O Mundo que Dança” da Companhia de Dança de Sintra, Grupos de música locais e quatro dias de residência artística da companhia Trigo Limpo – Teatro Acert com actores locais.
Em Julho voltará o Festival Publi… Cidade de Seia e surgirá “Noites do Mundo” que se prolonga até Agosto.
Em Setembro está previsto um concerto musical de grande dimensão, em Outubro o Cine’Eco, que deverá contar nas actividades paralelas com concertos de Cristina Branco e António Zambujo; em Novembro as Jornadas Históricas e os festivais da comunidade – Festival de Orquestras de Musica Ligeira da OJSE e de Coros promovido pelo Orfeão de Seia e em Dezembro o Festival da Canção da CJAN, de São Romão.
Pelo meio haverá ainda outros concertos e espectáculos pontuais, exposições, iniciativas dos serviços educativos, que inclui acções nas escolas e espectáculos para a infância, curso de iniciação teatral, além de conversas informais sobre temáticas da actualidade, workshop’s, etc.
Financeiramente, vários espectáculos e acções da programação beneficiam da candidatura feita no âmbito da chamada Cultrede, onde estão mais 17 municípios, e que permite um financiamento de 80%.
Por tudo isto, Seia continua a ter uma oferta de programação diversificada e de qualidade, interligando-se com outros organismos e entidades culturais do concelho, como sejam o Conservatório de Música de Seia, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, a Escola Profissional, outras escolas e museus.

1 comentário:

Anónimo disse...

Contenção de custos???

E a compra de um ecran de leds colocado no centro da cidade de 28.500,00euros... Pago pela CMC

Concordo consigo em algumas coisas mas à outras...