quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

30 ANOS DE “MANHÃ SUBMERSA” EM SEIA


Foi precisamente em Seia, numa esplanada de um primeiro andar do largo central da então vila, ao fim de um dia de Outono de 1974, que Lauro António conheceu pessoalmente Vergílio Ferreira.

Nessa esplanada, Lauro António sugeriu a Vergílio Ferreira e a Manuel Guimarães, rodar um documentário sobre o escritor, “Prefácio a Vergílio Ferreira”. Uma introdução rápida, de quinze minutos, à sua vida e obra, tentando recuperar um universo e restituí-lo em imagens”.

Mais tarde viria então “Manhã Submersa”, a primeira e mais importante longa-metragem de Lauro António, que resulta da adaptação do romance de Vergílio Ferreira, de 1954.

O filme colheu excelente aceitação, e chegou a ser considerado o reencontro do cinema Português com o público.

Manhã Submersa”, através da fluidez de narrativa e graças a actuações cénicas exemplares, ainda hoje é recordado pela crítica internacional. Nomeado para vários prémios (inclusive o de Óscar para melhor filme estrangeiro), guardou no palmarés o Grande Momento do Festival de Cannes como momento mais alto.

O filme retrata a infância de um jovem e o seu crescimento, na frieza do seminário, onde se vai apercebe do mundo, da repressão, das obrigações silenciosas, da pobreza e da desigualdade, do desejo e do amor.

Lauro António permite-nos uma visão capital sobre a luta entre o corpo e o espírito, com vitória do espírito por mutilação do corpo.

Agora e desde que dirige em Seia o Cine’eco – Festival de Cinema de Ambiente (1995-2011), Lauro António viaja até à serra, e invariavelmente, percorre com amigos os caminhos dessa rodagem, em Linhares da Beira, onde no inverno impiedoso de 1979 a equipa técnica e os actores se acoitavam da tempestade, do vento, da chuva e da neve que carregavam de lado.



Cineteatro da Casa da Cultura de Seia Quinta-Feira 27 de Janeiro, 21:30 Horas

“Manhã Submersa”

Realizador: Lauro António; Intérpretes: Eunice Muñoz, Vergílio Ferreira; Canto e Castro; Jacinto Ramos; Carlos Wallenstein; Adelaide João; Alexandra Prado Coelho; José Camacho Costa; Manuel Cavaco; Género: ficção / drama; Classificação: M/ 12 anos; Duração: 131 minutos


Videograma Entrada Livre

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande filme este!
Bravo!