terça-feira, 26 de outubro de 2010

Iluminação em Seia

Notícia do Jornal ambienteonline:


A primeira Rua LED do município de Seia é o largo Dr. António Borges Pires, cujas luminárias convencionais foram totalmente substituídas por luminárias UrbanLED.

Uma iniciativa da autarquia, com o intuito de promover a eficiência energética no concelho, que está integrada no projecto Rua Led, da EnergiaViva.

A autarquia reconhece a melhoria da qualidade da iluminação pública, graças à possibilidade de um completo domínio da luz, que permite reduzir o desconforto da iluminação tradicional. Para além disso, o novo sistema de iluminação proporciona uma redução do consumo na ordem dos 60 por cento, poupança financeira e redução de emissão de CO2.

Neste contexto, os 150 metros que compõem o troço de Led no Largo Dr. António Borges Pires, representarão para o Município a diminuição do consumo eléctrico em 147 mil Kwh, traduzindo-se numa poupança financeira na ordem dos 20 mil euros, num período de 14 anos. Associada a estes benefícios, a tecnologia Led figura mais um contributo para a redução de emissões de CO2, em 69,3 toneladas.


http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=9800

1 comentário:

Sérgio Alves disse...

E o cartaz de auto-promoção sobre esta iniciativa que se encontra no mesmo largo custou quanto?

Recentemente foi anunciado nas tv's que o Estado gasta milhões de euros em "auto-publicidade"...neste âmbito...não seria por ventura este cartaz de auto-publicidade desnecessário?

A iniciativa é de louvar, contudo, julgo que bastaria uma nota no site do município e/ou nos jornais locais...evitando-se com isso o gasto que se teve na elaboração daquele painel.

Dizem por aí que os tempos são de crise e de aperto, sobretudo para as contas públicas!!!

A menos que tenha sido oferta de alguma empresa energética ligada a esta iniciativa, e nesse caso retiro o que disse, acho que aquele cartaz de auto-promoção, seria de todo evitável!!!