domingo, 31 de outubro de 2010

Cai neve na Serra da Estrela

Já se sabe, a neve está para a serra da Estrela como a praia para o Algarve. Por isso, os empresários hoteleiros aguardam sempre com ansiedade por esta época.
É óbvio que todos os sectores procuram fazer com que os turistas venham todo o ano. E há indicadores que apontam para uma subida de turistas ao longo do ano. Mas é com a neve que vem a "salvação" da maioria dos investimentos neste sector.
A propósito da chegada da neve, registo dois trabalhos publicados no Jornal de Notícias:
Operadores turísticos garantem estar preparados para época de inverno

Operadores turísticos da zona da Serra da Estrela garantiram hoje, sábado, à Lusa que estão prontos para a nova época de inverno e, apesar da actual crise económica, mostram-se "optimistas" em relação à procura daquele destino turístico.
"[A crise] Poderá ter algum tipo de impacto, mas estamos mais optimistas do que pessimistas", disse hoje à Lusa Ricardo Abreu, director de vendas e marketing da Turistrela, empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela, que possui dois hotéis (Serra da Estrela e Carqueijais), 30 chalés de montanha e explora a estância de esqui, na Torre.
Segundo o responsável, a empresa disponibiliza um total de 400 camas e aposta na qualidade da oferta e dos equipamentos, sendo a última novidade um SPA, no Hotel Serra da Estrela, localizado a 1 550 metros de altitude.
Ricardo Abreu contou que a procura dos equipamentos hoteleiros já começou, salientando, a título de exemplo, que "para o fim de ano" os chalés encontram-se "esgotados".
Para atrair cada vez mais visitantes para a região, a Turistrela aposta num "dinamismo constante", criando novas propostas de recreio e lazer.
"Este ano temos 32 'experiências', desde aulas de esqui, a passeios pedestres e de jipe. Temos um conjunto de programas com diversos preços para dar a oportunidade a todas as pessoas que queiram visitar a Serra da Estrela", explicou.
Ricardo Abreu observou que a oferta aumenta de ano para ano, indicando que no inverno anterior "foram disponibilizadas 28 'experiências' e "este ano temos 32".
O ensino de desportos de inverno às crianças é também para continuar este ano, lembrando que, na última temporada, foram acolhidas, na estância, "cerca de cinco mil crianças de escolas de todo o país e até de Espanha".
A época oficial de funcionamento da estância de esqui da Torre é entre 01 de Dezembro e 30 de Abril, mas o director de vendas e marketing da Turistrela, que também dirige o complexo, assegura que "está pronta a abrir a qualquer momento".
A estância, dotada com 9 pistas, irá receber vários eventos ao longo do inverno, com o objectivo de atrair novos visitantes, disse.
Estão programadas provas de snowboard, de esqui e actividades inovadoras como o 'snow volei' (voleibol na neve), entre outras, "que serão uma forma de trazer as pessoas à Serra da Estrela", referiu.
Pelas contas do dirigente da Turistrela, na época passada, terão passado "à volta de dois milhões de pessoas" pela zona da Torre.
Jorge Patrão, presidente da entidade regional de Turismo da Serra da Estrela, disse hoje à Lusa esperar que apesar da crise, nos próximos meses "se reforce o turismo interno".
Recordou que em 2009 foram registadas "600 mil dormidas" nas várias unidades hoteleiras e de alojamento da região, admitindo que na época de 2010/2011 os números possam aumentar ou, pelo menos, manter-se.
"A região tem neve, alta montanha, ofertas de turismo cultural e de aventura para continuar a crescer nos próximos anos", concluiu.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1699396




Centenas na serra para ver a primeira neve
Luís Martins
Os primeiros flocos de neve da época começaram a cair, ontem, no maciço central da Serra da Estrela. O acontecimento foi testemunhado por algumas centenas de visitantes, que se deslocaram propositadamente ao ponto mais alto da montanha, após ouvirem as notícias, para tirar fotografias e brincar no fino manto branco que cobriu a zona da Torre.
Mesmo, assim as brincadeiras foram travadas pelo vento e pelo nevoeiro cerrado acima dos 1.500 metros de altitude. "Apesar do mau tempo, é sempre um momento especial brincar na neve e muito mais quando é a primeira do ano, porque não há filas de trânsito, nem as enchentes dos próximos tempos", declarou António Marques, que reside em Lisboa, mas é oriundo de uma freguesia do concelho da Guarda onde está a passar o fim-de-semana dos Santos. "Esta é a Serra o mais natural possível", considerou. Tudo indica que a neve veio para ficar, pelo menos assim anunciou o Instituto de Meteorologia, que previa temperaturas propícias a este tipo de precipitação para a madrugada e o dia de hoje acima dos 1.500 metros.
Quem já se fez à estrada foram os técnicos do Centro de Limpeza dos Piornos, da Estradas de Portugal. Ontem, desde muito cedo que dois limpa-neves foram para o terreno para manter transitáveis os troços situados a maior altitude nas ligações a Seia e a Gouveia. Curiosamente, a primeira neve da época chegou no dia em que a Câmara de Manteigas reabriu ao público as pistas de esqui sintéticas da Relva da Reboleira, nas margens do Zêzere, numa zona mais amena.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Guarda&Concelho=Guarda&Option=Interior&content_id=1699391

Sem comentários: