domingo, 12 de setembro de 2010

Reflexão em fim de Verão

Reflectir dobre o tempo a dar ao tempo, através de um poema atribuído a Jorge Luis Borges:

Se pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido,
na verdade, poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiénico.
Correria mais riscos, viajaria mais,

contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvete e menos lentilha,
teria problemas reais e menos problemas imaginários.
Fui uma dessas pessoas que viveram sensata e produtivamente cada minuto.
Claro que tive momentos de alegria,
mas, se pudesse voltar a viver,
trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabe, disso é feita a vida,
só de momentos,
Não perca o de agora.
Se eu pudesse voltar a viver,
começaria a andar descalço no começo da Primavera e continuaria assim até o fim do Outono.
Daria mais voltas na minha rua.
Contemplaria mais amanheceres.
Se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos
e sei que estou morrendo."

Numa crónica de Edson Athayde, no Jornal i,

AQUI

Sem comentários: