segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Actividades paralelas dinamizam Cine’Eco – Festival de Cinema de Ambiente de Seia




Um Workshop sobre documentário, que terá lugar no próximo dia 2 de Outubro, dará o mote para o arranque do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema de Ambiente da Serra da Estrela, cuja 16ª edição, organizada pelo Município de Seia, decorrerá de 16 a 23 de Outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia e CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Nesta altura o júri de pré-selecção procede á dura tarefa de escolher os melhores para o concurso, sabendo-se apenas que este ano pode ter sido batido o recorde de maior número de filmes enviados para concurso.

Entretanto a organização do Cine’Eco dá a conhecer as inúmeras actividades paralelas que decorrerão no âmbito do Festival.


Para além do Workshop de documentário, terá lugar um outro, destinada a jornalistas e outros profissionais da comunicação social, que decorrerá no último dia do Festival, a 23 de Outubro, dinamizado pela Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com a RTP, o Comité Português Planeta Terra e a Câmara Municipal de Seia, intitulado “Informação em Contexto”. No final desta acção, ao final dia, será apresentada a Agenda XXI Local - Seia.

Na sequência do que já é habitual, no primeiro dia de manhã, 16 de Outubro, decorrerá no auditório do CISE uma conferência subordinada ao tema: “Biodiversidade como factor de desenvolvimento económico”, organizada em parceria com o ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade e Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (IPG), contando com a presença da Ministra do Ambiente.

O concerto que assinala a abertura do Festival, dia 16 á noite na Casa da Cultura, este ano fica por conta de Bernardo Sasseti Trio e o encerramento, dia 23 no mesmo palco, contará com Couple Cofee & Band, Pelo meio, a 20 de Outubro, será a vez de Nicolau Breyner apresentar o espectáculo que assinala os seus 50 anos de carreira.

Nesse dia á tarde, no Auditório da Casa da Cultura haverá o designado “Encontro(s) Cine’Eco”, que se trata de um encontro informal de realizadores, programadores, júri, jornalistas e público e que incluirá uma prova de vinhos.

Em matéria de exposições está prevista uma Exposição de fotografia “Ligações” de Hermen Mertens, Foyer do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura e uma Exposição da Comissão Nacional da Unesco “Era uma vez a Terra…”, no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela. De destacar ainda as iniciativas “O Cine’Eco vai à escola”, que consiste na exibição de filmes do Cine’Eco em várias escolas do Concelho de Seia e “A Escola vai ao Cine’Eco” que consiste no inverso, ou seja as escolas de Seia e concelhos limítrofes participam nas sessões do Cine’Eco.


http://www.cineecoseia.blogspot.com/



Sem comentários: