quinta-feira, 3 de junho de 2010

Informação precisa-se

Há pelo país fora, rumores e notícias sobre mudanças em vários sectores, como resposta á crise que está instalada. Da área do emprego á saúde, passando pelas obras públicas, segurança social e sobretudo pela área da educação, anunciando-se encerramentos de várias escolas.
.
Em Seia também há rumores, mas curiosamente, na chamada opinião pública há poucos esclarecimentos sobre o que está a acontecer. As pessoas de Seia, na generalidade devem saber, têm o direito a saber o que se está a passar nos gabinetes de quem decide.
.
Fala-se do encerramento de escolas “Primárias” aqui e ali, mas há muita interrogação.
.
Suspeita-se que vai deixar de haver no concelho 5 agrupamentos para haver só um, centralizado na escola Secundária. Fala-se, mas a população ainda não sabe bem o que vai acontecer, nem sabe em que ponto vão as negociações. Os partidos não se pronunciam e teme-se que surjam depois, de surpresa e de supetão as decisões. É óbvio que se acredita que o senhor Presidente da Câmara esteja a dar o seu melhor, mas nestas alturas difíceis, todos, na comunidade, políticos, membros da assembleia, pessoas em geral, temos o direito de saber o andamento das situações. Porque se sabe que há muita coisa importante em jogo.
.
Não haja dúvida, de que as decisões que hoje forem tomadas, em matéria de reestruturação dos serviços públicos, serão decisivas para os próximos 10 ou 20 anos, pelo menos, e por isso, nunca será demais criar plataformas de discussão e reflexão, tão amplas quanto possível.
.
Desculpem, sem querer ofender ninguém, mas os tempos não estão para amadorismos, nem para decisões precipitadas, e repito, sem estar em causa o forte e determinado empenhamento do Presidente da Câmara, é importante que todos saibamos, hoje, porque amanhã pode ser tarde, em que pé se negoceia e que futuro nos espera nesta área tão importante para o desenvolvimento, como é a rede de estabelecimentos de ensino no nosso concelho. Não sou só eu a dizer isto, nestes últimos dias tem havido muita interrogação na população.
.
Isto é que é importante, porque o resto é fait - divers.
.
Mas vamos aguardar...

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo, com a redução de despesas e com a igualdade de oportunidades, mas usar as crianças nesse sentido, jamais...jamais, porque passei anos a fio, a levantar-me ás 5 da manhã para estar em Seia ás 6,30 da manhã, para começar as aulas ás 8 ou 8.30 já não me recordo. Isto porque apenas havia uma camioneta, a servir inumeras aldeias. Quem conheçe o clima sabe o que é esperar no inverno a essas horas da manhã duas ou três horas ao ar livre. Não me vou alongar mais, apenas recomendaria muita ponderação ao Ministério nas decisoes que poossam a vir ser tomadas. Pensem nas crianças, nos prós e nos contras, nas condiçoes que lhe porpocionam, nas vantagens e desvantagens de um sistema desses.
eugenio