sexta-feira, 2 de abril de 2010

Turismo da Serra da Estrela

Segundo a edição do jornal A Bola de ontem, o Presidente da região de Turismo da Serra da Estrela, Jorge Patrão afirmou que ainda há alguns quartos disponíveis para este fim-de-semana da Páscoa: «Estamos com uma média de 50 a 65 por cento de ocupação, prevendo-se que haja várias unidades hoteleiras que, à medida a que se aproxima o fim-de-semana, atinjam os 100 por cento».

O mesmo jornal refere ainda que para além da Serra da Estrela, o Algarve é outra região com taxas de ocupação bastante satisfatórias.

Esta notícia remete-me para um estudo revelado recentemente de que no ano passado o Algarve registou uma quebra de cerce de 9 % nas taxas de ocupação, enquanto a Serra da Estrela registou uma subida da ordem dos 8%.

Este dado revela que o turismo da Serra da Estrela está a subir, a que não será alheio o facto de haver cada vez mais investimento nesta área, quer na construção de novas unidades hoteleiras e espaços culturais e de lazer, quer na promoção turística.

O concelho de Seia, por exemplo - e não parece - é dos concelhos do país com maior número de camas de unidades em espaço rural. Quem mo garantiu foi Jorge Patrão, o Presidente da entidade turística da Serra da Estrela. Na mesma conversa, este responsável disse-me outra coisa que eu já sabia: - no Sabugueiro há cerca de 300 camas que não estão registadas. E esse é o desafio dos agentes políticos locais, que é promoverem acções que levem os proprietários destes quartos particulares a fazerem pequenas obras e a registarem-nos.

Como se vê, muito trabalho se tem feito, mas muito há ainda para fazer. Mas ainda há alguns que pensam que descobriram o petróleo quando dizem que o Turismo é a salvação da região. Claro que o turismo é um filão. O que é preciso é continuar a fazer. A investir. Paleio barato, sobranceiro e de quem sabe mais do que os outros todos, é que não. Há muito empreendedor no concelho e muitos mais estão a despontar. O desafio da qualificação é cada vez mais premente neste sector. Qualificar e inovar permanentemente.

E como se vê, o espaço aberto tanto é para o sector público, como para o investimento privado. E há grandes empreendedores na Estrela. E vai continuar a despontar muito mais. O que aí vem, o que está previsto é ainda maior e mais promissor. Porque o que agora se precisa é a aposta na qualidade e na qualificação dos espaços e dos serviços prestados.

Muito está feito, mas como é evidente, muito há para andar!

Sem comentários: