quarta-feira, 28 de abril de 2010

Maio, mês das artes em Seia



Encontra-se já definido o programa da ARTIS 2010 – IX Festa das Artes e Ideias, uma iniciativa do Município de Seia organizada em colaboração com a Associação de Arte e Imagem de Seia. A funcionar em espaços renovados, após a reabertura ao público das galerias da Casa Municipal da Cultura e as obras de beneficiação do foyer do cine-teatro, a edição de 2010 da ARTIS dá destaque às interrogações e desafios da arte actual, apresentando um conjunto de artistas convidados e uma selecção de obras de artistas locais, num total de 64 artistas.



As perspectivas desafiantes de modernidade das obras dos artistas convidados permitem uma visão ampla dos conceitos e práticas da arte actual, embora restringida pela necessária limitação das dimensões das obras expostas e por outros condicionalismos do espaço. São onze os artistas convidados, com obra reconhecida e premiada: Acácio Carvalho, Ana Maria, Dalila D’Alte, Eurico Gonçalves, Franco Charais, Henrique do Vale, Icaro, Manuela Bronze, Stela Barreto, Sofia Barreto e o escultor Xico Lucena.

No que respeita aos artistas locais, naturais ou residentes na região, foram seleccionadas 24 obras de pintura e escultura e 21 de fotografia, que serão expostas no foyer do cine-teatro e na sala de exposições do Palácio da Justiça de Seia, respectivamente. Para além da exigência de qualidade e valorização da exposição dos artistas senenses num contexto artístico mais abrangente, procurou-se promover a sua obra em locais frequentados por variados públicos.


Na inauguração da ARTIS 2010, com início marcado para as 21 horas do dia 8 de Maio nas galerias da Casa da Cultura, serão distinguidos dois artistas locais, Ricardo Cardoso, que terá uma exposição individual na sala de exposições temporárias do Posto de Turismo, e o fotógrafo José Carlos Calado, com obras expostas no átrio dos Paços do Concelho.

Integram ainda o programa da IX Festa das Artes e das Ideias em Seia alguns espectáculos musicais ("Quadrilha” na abertura, a 8 de Maio, Hugo Rodrigues a 15 de Maio e Rita Redshoes no encerramento da ARTIS 2010, a 6 de Junho), performances e uma mesa-redonda / conversa informal sobre a arte na actualidade.

Realizando-se todos os anos em Maio desde a sua primeira edição, em 2002, a ARTIS teve origem nas grandes colectivas de Maio dos artistas senenses, em 1999, 2000 e 2001. Maio, em Seia, é mês das Artes e dos Artistas.

Sem comentários: