sábado, 24 de abril de 2010

Falar de livros na escola

Estive esta sexta-feira à noite, 23 de Abril na Escola EB 2,3 Tourais / Paranhos para falar dos meus livros, no dia Mundial do Livro. Fui convidado pela escola, e foi agradável a noite e os momentos proporcionados pela Professora Isaura e suas colegas.

Em ambiente de tertúlia, falou-se de livros e a mim pediram-me para falar do “Sentido Figurado” (1996) e de “O Mundo dos Apartes” (2002). Já um dia destes a Escola Profissional da Serra da Estrela me tinha convidado e agora voltei a ser surpreendido pelo convite. Na sala circulava um desdobrável com um texto retirado d’ “O Mundo dos Apartes” – “A casa onde se mora”. Depois de uma das professoras ter lido o texto, seguiu-se a conversa, entremeada pela música das guitarras do David e seu aluno, que ajudaram a fazer a delícia dos presentes. Uma delícia partilhada com café, café mesmo e café em power point servido pelo professor Zé Manel, à mistura com letras que salpicavam o ambiente na sala. Presente estava também o artista plástico Sérgio Reis, que é docente naquela escola e que foi ele o autor da capa do “Sentido Figurado”. E disso também se falou e da arte e do processo criativo, seja na tela ou na folha branca do texto. Dos impulsos e dos rasgos criativos, assim como daquilo que se pode fazer para além do emprego e em prol da comunidade.

Em dia do Livro, falou-se de livros e de leituras, e de escritas, e de criação, e inquietação, e dinâmicas associativas, numa roda-viva, simpática e cheia de emoções. Uma noite diferente, para assinalar um dia que destaca os livros e a importância da leitura. Um serão de conversa informal, numa escola dinâmica, dirigida pelo professor José Carlos Lopes, onde, professores, funcionários, alunos e familiares contribuem para a afirmação deste estabelecimento de ensino.

E eu que já quase nem me lembrava que publiquei dois pequenos livros de crónicas, de repente estou a ser convidado para falar do que fiz, ou escrevi há não sei quantos anos!
Parabéns EB 2,3 Tourais - Paranhos e,… prá frente é que é o caminho!

Sem comentários: