quarta-feira, 14 de abril de 2010

E se a barragem tiver implicações no clima?


Esta quinta-feira, dia 15 de Abril, a partir das 21 horas a empresa Endesa, responsável pela construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Girabolhos, (concelho de Seia) vai promover uma sessão de esclarecimento no Auditório da Casa Municipal da Cultura.

Ao que se sabe a sessão contará com a apresentação do projecto da Barragem e eventual resposta a questões, uma vez que até 6 de Maio o processo se encontra em fase de consulta pública.

Por mim conto estar lá e tentar perceber se a Barragem vai ter ou não implicações no clima do maciço central da Serra da Estrela. Se a humidade criada pelo lençol de água da Barragem não será mais um contributo para que haja cada vez menos neve na Serra.
Pode parecer absurda a questão mas faz todo o sentido. E não tenho dúvidas, se se provar que poderemos ter menos neve na serra, serei um dos que lutará contra a construção da Barragem.

Outra questão que importa também saber é se haverá ou não implicações na qualidade dos vinhos daquela zona, onde se situam os famosos Quinta de Saes e Pellada, Passarela, Quinta da Bica, Escudial e toda a região da Cooperativa de Vila Nova de Tazém, a juntar a pequenas Quintas da zona de Paranhos e arredores.

Por tudo isto e muito mais, é pertinente esta sessão e outras semelhantes. Porque as virtudes já todos as conhecemos e que se referem principalmente ao dinheiro que irá correr no período de construção e que será muito importante para a economia local durante meia dúzia de anos. Quer pelos postos de trabalho, quer pelas vendas indirectas geradas - em restaurantes, cafés, unidades de alojamento e outros comércios.

7 comentários:

Sérgio Alves disse...

Não duvido que terá essas implicações. Veja-se o caso da Barragem da Aguieira, que está relativamente longe deste concelho, e no entanto, desde a sua construção tem nevado cada vez menos nas zonas mais baixas da serra, sobretudo em Seia e São Romão.
É por isso necessários, pesar muito bem os prós e os contras da decisão de construir essa barragem.
Quanto às implicações na qualidade do vinho produzido na região, não me posso pronunciar, por desconhecer a matéria.

Anónimo disse...

Alguem tem dúvidas que a barragem vai ter implicações sobre o clima? Perguntem às pessoas de Mangualde quantas vezes nevou a partir do momento em que ficou pronta a barragem de Fagilde e vão ver as implicações que a barragem da Agueira teve sobre toda a região envolvente...
Não sendo especialista na matéria, há quem defenda que com a construção da Barragem de Girabolhos a pouca neve que a Serra ainda tem poderá desaparecer, ou existir por um espaço de tempo muito reduzido...
Fica a pergunta, haverá então criação de postos e trabalho? Ou destruição de outros já existentes?

Anónimo disse...

E se pensassem em tratar de criar condições para explorarem um turismo de natureza mais verde?
As exigências em qualidade serão maiores certamente. Estão acomodados a que venha tudo bater á porta. Do lado da Covilhã é vê-los a criar estruturas magníficas, bem ou mal, mas têm atitude e sentido de bem-fazer.. do lado de cá é pantufas, mamarrachos, tudo ao molho. E a roda da carroça pendurada na parede e uns chocalhos de ovelhas são um must nos nossos restaurantes.

Sérgio Alves disse...

Quais foram então as conclusões tiradas na sessão de esclarecimento? Infelizmente não pude ir à mesma....

seia.portugal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
seia.portugal disse...

O responsável pela empresa de estudos de impacto ambiental não deu certezas quanto às implicações da redução da queda de neve por causa da humidade da barragem, que terá 6 km de lençol de água de extensão.
De resto, a questão que eu coloquei foi mal recebida por algumas pessoas, porque na sala havia grande número de pessoas das terras onde a barragem vai ser construída, interessadas naturalmente na Barragem, (como eu), interessadas na venda de terrenos e outros legítimos interesses, mas pouco dispostas a ouvir perguntas incómodas e referentes à serra, (que fica lá tão longe!).
Como perguntar não ofende, perguntei! Fica a questão. Também já estou como o outro, se há tantas barragens na serra, não há-de ser esta que vai fazer desaparecer a neve (!)
Houve algumas pessoas com responsabilidades políticas que no final me disserem que eu tinha colocado uma pergunta muito pertinente, mas na sala, perante a população e os responsáveis da Barragem não abriram a boca. Eu, por perguntar, é que já fui enxovalhado e até anonimamente insultado. Mas a mim os canalhas não me calam. Por isso, sempre que for necessário, vou continuar a interrogar. E a fazer,… obra.

Sérgio Alves disse...

E julgo que faz muito bem. Na faculdade aprendi que: "não existem perguntas parvas...apenas respostas idiotas".

Por cada pergunta que fazemos, ficamos mais longe da ignorância.

Continue com o bom trabalho. Muitos podem criticar...mas muitos mais elogiam. E mesmo que fossem poucos...um bastava para valer a pena!