terça-feira, 8 de setembro de 2009

O que se faz e não faz em Seia


Eu sou militante do PS desde 1986. Apesar de já ter sido duas vezes candidato a Presidente do Partido, hoje não pertenço a nenhum órgão partidário, ocupo apenas o lugar de Deputado Municipal pelo PS. Começo por aqui para dizer que do ponto de vista político não tenho responsabilidades na condução da política do meu partido em Seia, apenas procuro, dentro dos meus pequenos limites, influenciar do ponto de vista político algumas decisões. Umas vezes consigo, outras não.

Por outro lado, não me inibo de dizer o que penso, independentemente de agradar ou não ao meu partido. Como militante e deputado, procuro ser disciplinado, porque pertencer a uma “confraria” tem direitos, mas também tem deveres, e o dever da lealdade e solidariedade são necessários e indispensáveis. O que não invalida que digo o que penso. Sempre que posso, revelo-o primeiro internamente e depois para o exterior. Quando não dá, não dá, vai mesmo assim.

Vem isto a propósito da actualidade politica, cujo epicentro se move em torno da grandeza das obras que se estão a concretizar no nosso concelho. Uma delas é o Hospital de Seia.
É evidente que o episódio da retirada das camas é patético e merecedor de uns puxões de orelhas à administração. A própria Ministra não ficou bem na fotografia quando disse o que disse, - “ Aquilo que se diz muitas vezes lá por Seia e pela Guarda muitas vezes não corresponde à verdade”.

Ora, o facto de ser socialista não me inibe de dizer que isto não é correcto. Mas permite-me igualmente dizer que também poderá haver dentro da estrutura pessoas que procuram obstaculizar, denegrindo a imagem do hospital e outras diatribes.

Mas o facto de ser socialista orgulha-me por ter sido o governo de José Sócrates a executar esta importante obra de regime para Seia. Como me orgulha a preocupação de se seguirem modelos de gestão que procurem melhorias para a prestação dos cuidados de saúde das nossas populações. Muitas cidades da dimensão de Seia gostariam de estar agora a ter uma discussão desta natureza e não a têm por não terem um hospital desta dimensão.

O facto de ser socialista leva-me a perguntar onde é que anda o PSD de Seia, relativamente às grandes questões para o concelho. Por exemplo, nesta altura, ainda não ouvi uma palavra ou um escrito de regozijo sobre o lançamento dos IC’s que servirão o Concelho de Seia. Aonde é que está o PSD de Seia? Ficou contente?
Às vezes dá a impressão que para o PSD de cá, falar dos nossos assuntos é participar anónimamente no Forum do Porta da Estrela!
Seia e a sua realidade exige mais. Exige combate político e assumpção de estratégias e rumos. O povo precisa de saber o que os partidos e os seus agentes pensam fazer.
O Dr. Carlos Peixoto como futuro Deputado pelo Distrito, por exemplo, apoia esta decisão dos traçados e está disponível para fazer tudo para a sua concretização? É óbvio, que conhecendo Peixoto como conheço, sensato e com nova visão do exercício politico, acredito que tudo fará para a execução destes traçados, independentemente do resultado das eleições do dia 27.

Por isso, é bom que se saiba, que por aqui, como sempre, não se diz ou escreve apenas para agradar ou para ser subserviente. Esse rótulo não tive nem tenho. Pago às vezes esse preço, mas gosto de discutir abertamente as questões, sem ter de me zangar com ninguém, embora reconheça que vá ganhando uns inimigos de estimação.
.
Nota: É bom também reconhecer que em matéria de obras públicas o governo de José Socrates muito tem feito pelo concelho de Seia. Mas mesmo muito. Só não vê quem não quer.
Ainda esta quarta-feira vão ser anunciados na Torre mais uns milhões, publicos e privados, para novos investimentos a implementar no âmbito do Provere para esta região.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vivo uma grande perplexidade face às próximas eleições legislativas. Sempre votei no PS e queria continuar a votar para ajudar a eleger o Engº José Sócrates. Para isso tenho que votar na lista do PS do Circulo Eleitoral da Guarda, o que me desagrada porque a considero constituída por arrivistas, oportunistas e gente medíocre. Não quero também contribuir para uma vitória do PSD e da respectiva líder. Como fazer? Voto em branco? Voto Nulo? Voto CDU ou no Bloco e deito o meu voto à rua?

Anónimo disse...

cidadania
A Rua Pascácio Nunes é uma pequena artéria que dá acesso à Escola Guilherme Correia de Carvalho para quem vem das traseiras da Urbanização das Camélias (ou das traseiras do Café Leitão ou dos Moveis DPN). Essa rua, que tem dois sentidos, está permanentemente afunilada com o estacionamento, dos dois lados,por parte dos moradores, presume-se.Não se acrdita que as autoridades policiais, que tão pressurosas são noutros pontos da cidade para pequenas falhas de estacionamento, não tenham conhecimento desta situação que há longo tempo se verifica, até pela proximidade com o Posto onde se arrecadam. O presente reparo não se destina, porém, a solicitar a sua intervenção punitiva, mas sim que de alguma forma pudessem estes nossos concidadãos ser alertados para esta gritante falta de respeito pelos outros, que talvez também queira dizer falta de educação cívica. Saudações democráticas de um utente diário desta rua.