terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cine'Eco a poucos dias de começar

Estamos a poucos dias da 15ª edição do Cine’Eco. Um Festival de Cinema de Ambiente que se realiza em Seia, no mês de Outubro, desde 1995, de forma ininterrupta.

O Município de Seia, através da sua Empresa Municipal, tem vindo ao longo destes anos, com algumas parcerias pontuais, a manter este cartaz de confluência entre o cinema e o ambiente.

De 17 a 24 de Outubro, ao longo de 8 dias, haverá filmes de manhã à noite, no complexo do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e na Casa Municipal da Cultura de Seia.

No Auditório do CISE terá lugar a exibição dos documentários a concurso, - cerca de 50 seleccionados de entre os mais de 300 enviados para a competição, em representação de 30 países.

Na sala 1 do CISE decorrerão ciclos de homenagem a Charles Darwin e ao realizador francês Yann Arthus-Bertrand.

Na sala 2, um pequeno ciclo de homenagem a Raul Solnado, amigo e Presidente do Júri do Festival em 2003 e outro à actriz Milú, que se popularizou em diversos filmes dos anos 40 e 50, incluindo "Costa do Castelo"; um ciclo – “Os Bombeiros no Cinema” – integrado na comemoração dos 75 anos dos Bombeiros Voluntários de Seia; um ciclo “Entre a Lente e a Mente”, relacionando o Cinema e a Psiquiatria e um outro designado “A Lua ao Alcance do Olhar”.

No Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, durante a manhã, terão lugar as sessões de filmes infantis – “Só Animação; nas sessões das 15 horas será exibido, diariamente, o documentário “Home” de Yann Arthus-Bertrand. Filmado durante 18 meses em diversos locais do planeta, este documentário pretende demonstrar de que forma, em apenas algumas décadas, a humanidade interferiu no equilíbrio da Terra e como só temos dez anos para actuar e inverter a situação. Como diz o realizador, «HOME foi feito para si: partilhe-o! E aja pelo planeta.»

Nas sessões das 18 horas decorrerá o ciclo “Outras Terras, Outras Gentes”, com a exibição de filmes que, habitualmente, estão mais arredados do circuito comercial e às 21:30 horas, serão exibidos os filmes comerciais da actualidade.

Relativamente a actividades paralelas, destaca-se o concerto “La Vie en Rose – Edith Piaff”, com Sylvie C e seu quarteto, na cerimónia de abertura oficial; um concerto a meio da semana, dia 21 com “Vida Seca – Som de Sucata” (Brasil) e um concerto na cerimónia de entrega de Prémios com Janita Salomé “Vinho dos Amantes”.

No dia 17 de manhã, decorrerá no Auditório do CISE a conferência que este ano tem como tema “A Cultura como factor de Desenvolvimento”, e para a escola Superior de Turismo e Hotelaria está prevista a realização de um workshop sobre o Documentário.

O Júri Internacional, este ano será composto por Flo Stone, directora do Festival de Cinema de Washington, um dos mais prestigiados festivais de cinema de ambiente de todo o mundo, Susana Borges (actriz), Laura Soveral (actriz), Ricardo Pereira (actor), Anabela Teixeira (actriz) e António Escuteiro (realizador português de documentários), Maria Elizete, Directora da Unidade Universitária Cora Coralina - UEG de Goiás (cidade brasileira geminada com Seia), e os senenses Mauro Costa, Filipe Fontes, Victor Alves, João Estevão, José Tavares, entre outros.

Do Júri da Lusofonia fará parte Denise Godoy, escritora Brasileira de Goiânia; Licínia Girão, Jornalista; António Colaço, João Pereira Bastos, entre outros.

Do Júri da Juventude farão parte vários alunos de cursos de cinema e outros jovens de Seia - Francisco Reis, Catarina Silva, Graziela Costa, Miguel Couceiro Costa e Nuno Ramos.

Haverá ainda o Júri das Extensões, que é composto por representantes das várias entidades que acolhem o festival ao longo do ano, um pouco por todo o país.

Sem comentários: