quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dia vinte e sete, votar PS

Porque voto PS neste Domingo, dia 27.

Primeiro porque sou militante. E depois por outros motivos óbvios. Como diz o povo, “São todos iguais”, mas em minha opinião, o PS de Sócrates é o mal menor. Senão vejamos:

Manuela Ferreira Leite não é a pessoa indicada para ser Primeira Ministra. E não é, porque é demasiado conservadora e tem pinta de sinistra, como se viu quando foi Ministra da Educação e das Finanças. Agora tem utilizado o slogan da VERDADE, mas cometeu logo dois ou três pecados que contrariam esta ideia: Incluiu António Preto, o homem da mala do dinheiro e do alegado esquema do pagamento a militantes na Distrital de Lisboa; Incluiu Helena Lopes da Costa na Lista; Foi à Madeira defender o estilo de Alberto J. Jardim, como contra-ponto à asfixia democrática que alegadamente haveria no continente. Pelo meio, escorraçou Passos Coelho, não dando espaço aos que pensam diferente de si própria.

Francisco Louça é bom no papel de denunciador do que está mal. Faz falta à democracia no papel de oposição, para que os governos temam quem denuncia e para que haja alguém a falar de pequenos assuntos, os chamados fracturantes. Mas Louçã e o BE seriam um desastre na governação, na linha dura da União Soviética, com nacionalizações e visões maoistas e afins. Além do mais, viu-se que afinal lá no Bloco, ele e outros tinham PPR’s, modalidades que tanto criticavam - “Olhem ao que eu digo e não ao que eu faço”.

Jerónimo é Jerónimo. Comunista que também faz bem o seu papel de opositor aos regimes, colocando-se ao lado dos mais desprotegidos e dos trabalhadores.

Paulo Portas, é demasiado frenético e inteligente mas que oferece pouca confiança. E tanto pode viabilizar um governo minoritário PS como PSD. Está lá para ser Ministro, ele e mais dois ou três.

Por isso, voto PS, que apesar de ter cometido vários erros, entre os quais a forma como lidou com os professores, ainda é o partido que oferece mais estabilidade e confiança para o futuro. Além do mais, começou bem a legislatura, introduzindo algumas reformas, combatendo o défice, embora à custa dos impostos, tendo-se espalhado na ponta final, com algumas medidas e com a fraca prestação de alguns ministros.

Agora não estou a imaginar que valor terá um voto no Louça, nem no CDS de Paulo Portas, que nada acrescentam. Dado que em Portugal, como na generalidade dos países da Europa se assiste a uma bipolarização, e tendo em conta as sondagens, será o PS ou o PSD a ganhar, por isso não vale a pena o desperdício dos votos nos outros. Digo Eu!

Relativamente a questões de desenvolvimento local, julgo que o facto do governo Sócrates ter lançado as obras dos IC’s para servirem o concelho de Seia, penso que se ganhar o PSD será um revés nesta questão. Por isso, torço para que ganhe o PS e que Paulo Campos seja nomeado Ministro das Obras Públicas.

E ao fim desta conversa toda, espero ter contribuído para esclarecer alguns leitores do Blogue e levá-los a votar PS neste dia 27 de Setembro.

8 comentários:

Anónimo disse...

Estou completamente de acordo com o exposto. Mas não lhe custa votar na lista que o PS apresenta no círculo da Guarda?

Anónimo disse...

Em democracia não há desperdício de votos, por isso é que há vários partidos para votar. É muito desagradável para todos os que se dizem democratas afirmar que votar em qualquer partido que não os do centrão, partidos da lógica do governo eu governas tu, alegando lógicas de desperdício de voto é primário e redutor. Qualquer dia Vossas Exas., PS e PSD, estão a defender que não é preciso eleições. Voltamos à 1ª Republica: ora governas tu ora governo eu. Podem criar uma nova forma de democracia, de seu nome alternancia. Democratas não pode ser só de boca, também se vê nas intenções. Pior, invocar os exemplos dos paises mais desenvolvidos ECONOMICAMENTE que nós, porque moralmente todos temos diferentes estagios de desenvolvimento ainda é mais primário. Mario Jorge não Lhe fica bem. Parece o Álvaro Amaro em Gouveia que ficou ofendido com a candidatura do CDS, asfixia é só quando nos convém.

M.Lemos disse...

Dia 27 vamos votar CDU. São os únicos que fazem alguma coisa Pelo Povo, tanto nas Câmaras, como nas Juntas de Freguesia.

Anónimo disse...

Até posso concordar q votar no BE é uma insanidade. Mas é só a minha opinião. Voto de protesto, voto revolucionário? É sim um voto no escuro e perigoso. Mas não pode meter no mesmo saco o PCP e o CDS. PCP sempre mostrou coerência e o CDS já mostrou q é um partido responsável. A democracia é diversidade e apelar à bipolarização é anti democrático. Mas é só a minha opinião...

Antonio Fernandes Pina disse...

Eu não tenho dúvidas o voto útil no PARTIDO SOCIALISTA é aquele que empurra a direita para fora da Governação. Porquê? a Política do cds/pp/ppd/psd não apresenta propodtas e projectos, não quer o desenvolvimenmto sustentável, não quer a Europa e o Mundo, não quer o Serviço Nacional de Saúde, não quer a Segurança Social e não quer a Educação para todos.
Os partidos à esquerda do P.S., o BE e o PCP, não procuram a Governação como objectivo mas sim como sinal de protesto. Tenho a certeza que dora avante estes dois partidos nunca mais apresentarão programas eleitorais sem o mínimo de conteúdo e ultrapassados no tempo. Nos próximos quatro anos vamos assistir a mudanças profundas no BE e no PCP. Ou querem como os outros Governar ou sairão da cena política Portuguesa pelo seu próprio pé por culpa própria. A Democracia precisa deles com objectivos precisos e só assim poderá acabar o dito centrão.
Esta campanha eleitoral demonstrou categoricamente que o Sr. Engº. JOSÉ SÓCRATES cultivou nos outros políticos que a política é para todos feita com responsabilidade e sentido de Estado. A mudança para muito melhor é o objectivo dos próximos quatro anos de Governação. Uma maioria absoluta do P.S. é essêncial neste preciso momento.
Os protestos dos Senhores Professores foram por mim e por muitos Socialistas defendidos. Os militantes e simpatizantes do PARTIDO SOCIALISTA foram aqueles que em maior número estiveram ao lado deles e é connosco que eles poderão sempre contar. Nós não dizemos "NIN" ou sim ou não.

Cumprimentos.

Assina: António Fernandes Pina.

Anónimo disse...

Caro amigo MARIO JORGE

No Socrates não voto!!!

Mas também jamais votarei o PSD ou CDS, isso ...jamais.

Também eu sou militante do PS, mas ... não gostei do que ele fez aos trabalhadores da administração publica. Era necessário profundas reformas disso não tenho duvidas... mas faze-las cegamente isso é que não!!! e em muitos dos casos os mais dedicados são os mais penalizados!?
Neste distrito onde ninguem me convence e muito menos o PS do emplastro Figueiredo, isso é que é premiar o mérito... Qual mérito??? o da Escova e graxa à antiga...
Vamos premiar quem tem provas dadas...E como hipocrisias não pegam comigo ainda estou indeciso!!!O Nulo, o branco ou Bloco... Não me resta outra solução...Adpotei o SIADAP da politica!!! só premeio o mérito e como não posso votar em mim, não encontro ninguem com essa qualidade na lista de condidatos.
Um abraço Mario
P.S. - Viva a democracia e que o Socrates ganhe mas...sem maioria!!! Não há quotas para a execelência na politica actual...ah,ah ah.

Anónimo disse...

Absolutamente em desacordo. Os partidos PSD e PS na Guarda pedem sempre o voto útil. Qual a expressão das outras forças? Desaparecer do mapa? Não seria melhor pedir que na Guarda não houvesse eleições? 2 a 2.Porque não propor que os eleitores sejam apenas os eleitores dos dois partidos? Porque é que os outros devem dar p+ara este peditório? É só escolher os deputados! Assis em primeiro, Tino de Rans em segundo. Do outro lado podem colocar quaisquer dois. As outras forças poupem-se. Invistam noutro lado, dedicquem-se a descobrir petróleo na Torre e à pesca no Côa.
Voto útil só pode ser votar com a consciência e com a inteligência de quem luta por ideais.
Subscrevo inteiramente o segundo anónimo.

Andradarte disse...

Concordo....Eu também vou por aí.
Abraço