quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Despedidas na Assembleia Municipal

Hoje, 30 de Setembro, realizou-se a última reunião da Assembleia Municipal de Seia deste mandato - 2005 / 2009. Por isso e como não podia deixar de ser, foi aproveitado o pretexto para se fazerem balanços, agradecimentos e reflexões. Falou-se do que se fez, do que se podia ter feito e da ênfase que se foi colocando na forma de fazer política. Debates, rebates, ideias diferentes, mas respeito democrático.

Da minha parte, aproveitei para dizer que esta reunião surge num momento particularmente importante e de referência, já que se realiza poucos dias depois do país ter eleito um governo minoritário de José Sócrates e dias antes de se conhecer os novos órgãos autárquicos. A poucos dias do concelho de Seia virar uma página em matéria autárquica e eleger Carlos Filipe Camelo como o 3º Presidente da Câmara após o 25 de Abril.

Que em matéria de acção governativa do poder central, o concelho de Seia beneficiou muito nos últimos 4 anos, no que se refere a obras públicas, com destaque para a construção do CISE, do Hospital, da Variante, do Centro Escolar e outros equipamentos. As próprias vias de comunicação a ligar Seia aos importantes centros (IC6, IC7 e IC37) foram anunciadas, formulando votos para que o próximo Ministro das Obras Públicas seja Paulo Campos, na esperança de vermos as obras a avançar o mais rápido possível.

Vários Deputados Municipais deram também o seu contributo ao debate, tendo João Brás, o Presidente da Mesa em exercício - já que Pina Moura voltou a faltar - a fazer também o balanço do órgão e a enaltecer o papel desempenhado por Eduardo Brito, enquanto Presidente da Câmara nos últimos 16 anos.

Eduardo Brito, que leva mais 30 anos de actividade autárquica, - em 1977 foi eleito Deputado Municipal e passados dois anos foi eleito Vereador – mereceu hoje, na sua última reunião da Assembleia, rasgados elogios de vários deputados das diversas bancadas. Ele próprio orientou o seu discurso final, para as despedidas, dando enfoque ao muito que foi feito e ao muito que há para fazer. Não esqueceu os agradecimentos: a funcionários, a correligionários de partido, à oposição, que tem sempre um papel importante a desempenhar nas democracias, aos Presidentes de Junta, membros da Assembleia e Vereadores.

Fez-se balanço, fez-se história hoje, na Assembleia Municipal de Seia, num fim de mandato que coincide com a saída de um autarca que deixa uma marca no desenvolvimento de Seia e que está em funções, praticamente desde o 25 de Abril.
O tempo agora encarregar-se-á de facilitar leituras da história recente do desenvolvimento de Seia e da acção deste homem de 54 anos, (nasceu em 20 de Junho de 1955), e que antes de ser político, era empregado têxtil, como ele orgulhosamente lembra, amiúde.

5 comentários:

Antonio Fernandes Pina disse...

Quero também associar-me na despedida ao Sr. Presidente EDUARDO BRITO dizendo que foi um político de grande valia e que deixa uma obra notável digna para todas as populações do concelho de Seia.
É com enorme prazer que lhe envio um grande abraço e lhe desejo as maiores felicidades no futuro.

Cumprimentos.

Assina: António Fernandes Pina.

Anónimo disse...

Pois é Mário Jorge, valeu a pena a Eduardo Brito ter enveredado pela política. Se tem continuado nos téxteis, hoje seria mais um pobre desempregado, assim é um feliz reformado. Não lhe invejo a reforma, mas gostava que todos os portugueses tivessem as mesmas oportunidades. A culpa não é dele. Os deputados que temos em S. Bento cozinham as leis para os proteger e, restante classe política. Esses sim, são os culpados de tanta desigualdade entre os portugueses. Quero desejar a Eduardo Brito muita saúde para gozar a vida e, cultivar as suas (dele) propriedades. Termino este comentário com felicitações, pelo bom trabalho que fez enquanto presidente da nossa Terra.

A.Nobre Jónior disse...

É assim com a maior parte dos políticos. Entram pobres, saem ricos e com reformas de ouro.
Com direito a reclamar a reforma da Caixa Nacional de Pensões, pelos descontos que fez nos Têxteis.

Anónimo disse...

não sei se o sr. eduardo brito está mais rico ou mais pobre, sei apenas que transformou este concelho e que fez de seia uma aprazível cidade onde dá gosto viver . dejo-lhe saude e felicidades e espero que o próximo presidente faça melhor ou pelo menos igual

Anónimo disse...

goste-se ou não , eduardo brito deixa uma obra excelente em todo o concelho e particularmente em seia. o que era esta terra há 15 anos atrás? mas deixa sobretudo um estilo de grande exigencia e combate , sempre que estiveram em causa os interesses de seia que é preciso manter. as obras falam mais que as palavras. parabens e boa sorte para o futuro