sábado, 5 de setembro de 2009

Desnorte no Hospital de Seia?

É claro que é uma vergonha retirarem camas do hospital a seguir à sua inauguração.
É claro que alguma coisa, ou várias coisas não andam bem no Hospital de Seia desde que passou a integrar a Unidade Local de Saúde.
É claro e visível que há ausência de orientação em Seia, pelo facto da Direcção estar agora centrada na Guarda.
É claro e notório que há profissionais descontentes.
É claro e óbvio que, quem devia assumir as suas responsabilidades não as está a assumir.
É claro e evidente que agora o timoneiro chama-se Fernando Girão, Presidente do Conselho de Administração da ULS - Guarda e que estando ele na cidade da Guarda, onde já tem que lhe chegue, não se concentra no trabalho que deve ser feito em Seia. E em Seia, estamos numa fase decisiva para o futuro, onde alguém tem de cortar a direito. Não pode deixar-se o barco à deriva, sob pena de se perder muito do que se ganhou.
Já o Presidente Eduardo Brito alertou, no dia da inauguração, para a necessidade da permanência de alguém da administração aqui em Seia.
Mas também está bom de ver que o poder político e os seus agentes fizeram o que tinham a fazer. Reuniram meios para que o edifício se construisse e definiram as suas valências e modelo de gestão. Agora alguém tem de ter pulso firme para fazer o que tem de ser feito. Mesmo até para meter na linha quem eventualmente queira desalinhar. Para motivar equipas e seguir estratégias e orientações correctas.
Aos políticos o que é dos políticos e aos técnicos o que é dos técnicos.

O assunto é demasiado sério, e quer-nos parecer que anda nisto muito desnorte.
Como Deputado Municipal, que ainda por cima foi convidado para a inauguração, vou pedir esclarecimentos, solicitando inclusivamente uma reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Municipal, que nunca se reuniu, para que sejam dadas explicações.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tal como no Hospital, por exemplo as linhas de orientação que são emanadas para a Escola Superior de Turismo-Seia também vêm do IPG-Guarda. Temos algumas coisas em Seia mas não mandamos nelas. De quem é a culpa?

Cagido disse...

Isto é a política de saúde do seu PS no melhor. Já sentimos na pele o tratamento do PS nesta área importantíssima aquando do encerramento do serviço de urgência do Hospital de Anadia. Agora puxe-lhes as orelhas.

seia.portugal disse...

http://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=27&pagina_actual=1&mul_id=13162213&tipo_conteudo=1&tipo=2&referer=1

Maria Pereira disse...

Tal Como diz Louça, é uma vergonha que tal aconteça no nosso país, muita coisa está mal. Recentemente fui á urgencia de um hospital publico, onde tive de pagar a taxa moderadora, ora eu que sempre descontei para o estado e pago os ordenados de quem lá trabalha, não é justo ter de pagar por tal serviço. Imagino se tivesse de ficar internada teria de levar cama de casa... temos de pensar em quem vamos colocar no governo, devemos apoiar alguém que faça a diferença. O nosso voto tem de valer alguma coisa neste País a beira mar plantado.