segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ainda a propósito do Centro Escolar de Seia


Pois é caro Miguel Khrippahl

Em Seia é assim, - preso por ter cão e preso por não ter. Quando as pessoas se deviam pronunciar sobre o projecto do Centro Escolar de Seia quue você executou, não o fizeram e agora é que o fazem, aqui e ali com azedume ou ar venenoso.

Há dois anos que o projecto está no youtube, onde regista neste momento 7 mil, 624 visitas e apenas sete comentários, (no Google tem 10.200). Também em sede de Câmara Municipal, poucas ou nenhumas sugestões chegaram de fora, segundo se sabe. Além disso, houve outros fóruns – Assembleia de Escola, Conselho Municipal de Educação, Assembleia Municipal, etc.

Você está de parabéns Miguel, porque executou um projecto de uma escola moderna, com os espaços bem distribuídos, bem pensados, com tudo o que é necessário. Luz, muita luz, arejamentos, cores, utilidades e aproveitamentos de espaços, vanguarda, simplicidade e visão. Esta obra marcará uma época e Seia só pode orgulhar-se disso. Como se orgulha de ter um pequeno punhado de arquitectos que marcam a diferença neste concelho de enormes potencialidades. Seia deve orgulhar-se de ter um quadro da sua craveira a fazer este e outros projectos de envergadura, sem ter de recorrer a pessoas de fora.
Os arquitectos que o concelho tem, bastam para todas as obras públicas necessárias neste território. E em tempo de campanha eleitoral, deviam ser chamados, independentemente das cores partidárias, para darem sugestões em matéria de ordenamento no espaço urbano e de soluções para casos concretos existentes na cidade.
Quanto ao Centro Escolar inaugurado na passada sexta-feira, volto a dizer, é um projecto moderno, de futuro e que responde às necessidades do momento. E se há alguma questão a burilar, ou pormenor a ultrapassar, então que seja, porque o conjunto é complexo, e os factores em jogo são diversos. A questão dos acessos, pode ser uma delas, dado que se verifica algum afunilamento, mas que se poderá ultrapassar no futuro com a abertura de uma nova via, ou com a criação de mais espaço estacionável à volta. "Roma e Pavia não se fizeram num dia".

Eu estive lá na inauguração, vou lá levar a minha filha e constato que pequenos pormenores não ensombram, nem de perto nem de longe a grandeza da obra que em boa hora Eduardo Brito anunciou e em pouco tempo concretizou.
Eu estive numa Assembleia na Escola, com cerca de 400 pais onde o Presidente da Câmara anunciou esta construção e na altura poucos acreditaram! Ela aí está.
E tomaram muitos, mas mesmo muitos concelhos, terem uma obra assim, feita com sabedoria e em tempo recorde.

Seia deve orgulhar-se desta obra e não enredar- se nas eternas maledicências. Várias pessoas que nesta altura estão caladas, sobretudo da área da política, deveriam vir a terreiro enaltecer a obra, porque isso ficava-lhes bem, também ganhavam votos e ajudavam à auto-estima de todos. E, que eu saiba,o orgulho colectivo não paga imposto. A inveja e a mesquinhez é que fazem mal.

3 comentários:

Miguel Krippahl disse...

Viva

O CES resulta de um esforço conjunto de muita gente, largas dezenas de pessoas, desde políticos e técnicos da CMS, projectistas, empreiteiro e sub-empreiteiros, cada um desempenhando o seu papel.

Como todos os empreendimentos complexos, haverá sempre coisas que poderiam ter sido feito melhor.

Também haverá outras que umas pessoas gostarão menos que outras.

Mas ele lá está, a funcionar, e tal não teria sido possivel sem o empenho absoluto de todos os intervenientes acima enunciados, principalmente no prazo estipulado e com um controlo rigoroso dos custos (sem as derrapagens orçamentais a que infelizmente estamos habituados em Portugal).

Se noutros lugares a comunidade se orgulha do que produz, sabendo que o sucesso de uns beneficiam todos, em Seia perfere-se puxar para baixo quem tenta subir, quiçá numa tentativa de ocultar a inactividade dos restantes, ou mera dor de cotovelo.

A isto tenho vindo a habituar-me. Nem os mais de 20 anos de trabalho em Seia me trouxeram grande reconhecimento por parte da maioria das entidades e dos particulares, salvo raras e honrosas excepções, e reacções ressabiadas como a que se pode ler no outro post são infelizmente a norma, de um modo geral a coberto do anonimato cobarde, e nunca no cara a cara.

Talvez a intenção dessa gente seja a de empurrar para fora aqueles que querem trabalhar com rigor, de modo a, de uma vez por todas, não terem que se ver confrontados com a sua própria incompetência.

No meu caso, já estiveram mais longe de o conseguir, confesso.

Quanto aos acessos, e já que os menciona específicamente: Estes estão directamente relacionados com o local escolhido, que óbviamente ultrapassa o âmbito do trabalho dos projectistas.

Mas já agora fica a pergunta a quem apenas enumera defeitos: Que outro local em Seia sería mais adequado?

A dificuldade de acesso não será amplamente compensada pela inserção do CES numa zona com outros equipamentos relacionados (Secundária, 3.º ciclo e piscinas)?

Para além de que o acesso é apenas um elemento a considerar numa escola, e nem sequer o mais importante, uma vez que a carga e descarga de crianças se processa em poucos minutos por dia, enquanto que as actividades lectivas ocupam longas horas.

Também convém lembrar que Seia possui caracerísticas topográficas específicas, como cidade de montanha que é, e como tal condiciona todas as soluções urbanas e arquitectónicas.

Volto a referir: sería interessante ter a oportunidade de explicar as opções do projecto e as vicissitudes da obra, para que a opinião das pessoas fosse devidamente fundamentada.

Claro que haverá sempre quem perfira a ignorância, sentindo-se assim no direito de pronunciar as barbaridades que lhe convier mais na altura.

Obrigado, Mário, pela oportunidade do desabafo, temendo eu que caia básicamente em saco roto.

Damarofi disse...

Pois é, infelizmente o nosso Concelho é rico em quem gosta de mandar bocas e não fazer nada!!
E ainda por cima em anonimato!!!
Embora moro fora de Seia, mas dentro do Concelho, estão todos de parabéns pela obra feita.
Só espero que o resto do Concelho venha a ter algumas obras realizadas num futuro próximo, e não só Seia.
Não se esqueçam das Freguesias...

Anónimo disse...

e quem é este damarofi?
não é anónimo?