sexta-feira, 12 de junho de 2009

O Concelho de Seia na História do cinema mudo em Portugal (década de 20 do séc. XX)

O Blogue feito pelos leitores
Carlos Dobreira
.
Deu-se início à publicação da investigação (1) sobre o tema em epígrafe, da autoria de Carlos Manuel R. S. Dobreira (2), na imprensa nacional (em primeiro lugar, através do Jornal "Porta da Estrela" - Seia) e académica internacional (Bélgica, Suiça, França, Itália, Espanha, Brasil, EUA, Alemanha, Rússia e Portugal). A investigação aborda o contributo do realizador Cesare Rino Lupo para o enriquecimento do património cinematográfico português, nomeadamente, no registo de inúmeras paisagens e da dimensão antropológica de Portugal na década de 20 do século passado.

Com os cumprimentos de Carlos Manuel R. S. Dobreira
(1) No âmbito do projecto de investigação "Fazer a História da Vila de São Romão - Serra da Estrela até ao ano 2010". A investigação é apresentada em 3 partes.
(2) A parte I integra a colaboração de Guida Lami Dias da Silva.
Para ler em on-line: O concelho de Seia na História do Cinema Mudo em Portugal (Parte I) O filme “Os Lobos”, de Rino Lupo, 1923http://www.portadaestrela.com/index.asp?idEdicao=279&id=12239&idSeccao=2574&Action=noticia
Seia, São Romão e Valezim na história do cinema mudo portuguêshttp://www.portadaestrela.com/index.asp?idEdicao=279&id=12241&idSeccao=2574&Action=noticia
Para solicitar exemplares em edição de jornal: geral@portadaestrela.com

1 comentário:

Sérgio Alves disse...

Boa noite!
Sendo um sãoromanense de gema, gostava de saber mais informações sobre este projecto de investigação "Fazer a História da Vila de São Romão - Serra da Estrela até ao ano 2010". Será esta uma monografia de São Romão? Irá ser publicada em livro (mesmo que em vários volumes), ou são "apenas" alguns apanhados históricos como aquele que se encontra na edição do Porta da Estrela de hoje?
Talvez o autor deste blog não saiba estas respostas, mas quem sabe, o investigador Carlos Dobreira veja este meu comentário.
Tenho muitas questões sobre o tema, mas para já deixo estas.