sábado, 6 de junho de 2009

Encontro de blogues

Éramos onze pessoas. Onze participantes no encontro de bloger’s da serra da Estrela, para falar e desfrutar da serra. O encontro começou no café Residência em Seia, de montras grandes, mesmo defronte ao Largo do Município, onde deveria estar a decorrer a Feira do Livro e do Brinquedo. Deveria, porque a chuva fez encerrar abruptamente o certame. Chovia copiosamente e cada um de nós ia chegando ao encontro marcado. Depois do café e de dois dedos de conversa, seguimos para o CISE, onde falámos de forma informal sobre a blogosfera. Sobre aquilo que move cada um de nós que alimenta blogues ou sites. Puro prazer, entretenimento, janela de comunicação, forma de promoção das terras e lugares, das festas e dos espectáculos; lugar de encontros e desencontros, enfim, blogar para não estar quieto.

Éramos onze a falar à volta de nada, ou de quase tudo, todos em torno de um assunto comum, a debitar as fórmulas simples que move cada um a escrever, ou a colocar imagens nesta esfera virtual a que chamam blogue. Que sim, que é bom a gente escrever, estimular a opinião pública local, que lê e se revê nos textos e tantas vezes se inquieta do marasmo denunciado ou da obra urgente a construir. Escrever à noite, enquanto lá em casa uns vêm novela e outros dormem. Afinal o mundo está a mudar e todos nós sentimos isso e praticamos novas formas de estar e já não temos paciência para horas a fio frente ao televisor, na monotonia e baixaria dos quatro canais generalistas ou na impaciência dos mais de quarenta canais do cabo, que mais não é que um cabo de tormentas para acertar na hora de um qualquer programa.

Éramos onze no dito encontro que acabou por nos proporcionar uma pequena visita ao CISE, sobretudo para aqueles que eram de fora e ficaram a conhecer o Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Afinal Seia tem muito que ver e tem que se lhe diga. Tem centros destes, tem museus, de brinquedo, de pão e vai ter de electricidade e de agricultura, e tem espaços etnográficos, e festas e festivais e muito mais.

Éramos onze, mas poderíamos ter sido mais, neste encontro de blogues que um dia chuvoso de quase Verão não permitiu que houvesse mais. Mas fez-se, como se faz um encontro de Antónios, de amantes de borboletas, de ex-combatentes, de amigos ou simplesmente de Zés e zás, falou-se, bebeu-se e comeu-se, apesar da chuva e da pouca adesão. O entusiasmo, esse é que não esmoreceu e beneficiou da empatia dos presentes.

Éramos os que éramos, podiam ser dez ou cinquenta e pronto, gostámos da jornada e do almoço servido na Ribeira D’Alva, um dos onze restaurantes da Mostra Gastronómica do Sabugueiro e assim fizemos o dois-em-um, ou seja o tal Encontro da Malta dos Blogues, que termina na semana Gastronómica. E só não foi três-em-um, porque a Feira do Livro e do Brinquedo fechou por causa da Chuva.


E assim, onze fizeram um Encontro de blogues na serra da Estrela, com,... amizade.































fotos de Carlos Moura

1 comentário:

Susana Falhas disse...

Caro amigo: Como prometi, cá estou eu a espreitar o seu blogue, simpático por sinal.

Sim fomos poucos, mas bons! Acredito que foi o início para a troca de experiências, conhecimentos entre nós. Quero dizer que este encontro foi uma boa reflexão sobre os novos tempos , novas maneiras de estar e de comunicar com o mundo, que nos rodeia.

Que continue o seu óptimo trabalho! Certamente a região de Seia agradece e eu também!

Um abraço, Susana

Ps: Fico aguardar pela sua participação na Aldeia da minha vida - aminhaldeia@sapo.pt