terça-feira, 30 de junho de 2009

Assuntos abordados na Assembleia Municipal


Na Assembleia Municipal de Seia realizada nesta segunda-feira, no chamado período antes da ordem do dia coloquei, como é habitual, algumas questões que têm a ver com o desenvolvimento do concelho.

Comecei por fazer uma abordagem sobre o muito que o Secretário de Estado Paulo Campos tem feitos pelo concelho de Seia, em matéria de vias de comunicação: - Estrada Portela do Arão / Lagoa Comprida; Variante de Seia, Melhoria da estrada da serra, e arranque dos traçados dos IC’s.

Alertei para o facto dos IC’s estarem muito atrasados, o que foi de encontro a uma proposta do grupo municipal do PS que reforçou esta reivindicação, mostrando-se assim, que acima dos interesses partidários, estão os interesses concelhios.

Fiz referência ao investimento público que tem sido feito nos últimos anos em Seia, de que resulta beneficio pelas obras físicas executadas, mas também pelo dinheiro que é posto a circular na economia local, com destaque para o CISE, o Hospital, as estradas, o Centro Escolar e para o ano a construção da Barragem de Girabolhos, que pelo menos, durante 5 anos, também vai fazer circular muito dinheiro no concelho.

Elenquei um conjunto de obras e realizações que o município de Seia têm feito ultimamente, como sejam o Centro Escolar de Seia, a melhoria da Rede viária: estrada Seia – Santa Marinha; estrada Catraia de São Romão – Seia; estrada Maceirinha – Sameice e estrada Pinhanços – Lages. A melhoria de Arruamentos em várias localidades, o Museu da electricidade, o lançamento do concurso para ampliação Museu Brinquedo e do Museu da alimentação – Sandomil. O Contrato Desenvolvimento social, que injectará 450 mil € em 4 anos no concelho; o Apoio à reestruturação de algumas empresas e a Adjudicação de ETAR’s no âmbito da empresa Águas do Zêzere e Côa, entre outras.

Destaquei a importância de finalmente ter sido aprovado o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela, saudando o facto do novo plano trazer novas regras adaptadas à realidade actual.

É relevante que ao fim de 19 anos este Plano tenha sido actualizado, uma vez que o anterior era de 1990 e nalguns casos estava a "atar as mãos e os pés" a alguns munícipes que não podiam fazer determinadas construções. Agora há maior flexibilidade e na Senhora do Espinheiro, por exemplo, é criada uma zona para desenvolvimento turístico.

Espera-se agora que no início do próximo mandato o mesmo aconteça com o PDM.

Por último, realcei o facto de ter havido um grupo de empresários brasileiros que mostrou interesse em investir no turismo da Serra da Estrela, o que pode ser sintomático da importância deste sector nesta região. Sobre este propósito, o Presidente da Câmara informou que vai ser construído um novo hotel em Seia e cuja notícia é hoje veiculada nalguma comunicação social.

Sem comentários: