terça-feira, 2 de junho de 2009

Projecto “Pontes do Alva” sensibiliza para comportamentos sexuais de risco

O Projecto “Pontes do Alva”, promovido pela Associação de Beneficência do Sabugueiro levou a efeito no passado dia 17 de Maio, na Festa da Semana Académica de Seia, uma acção de sensibilização para a redução dos comportamentos sexuais de risco, associados ao consumo abusivo de álcool e outras substâncias.
A iniciativa incrementada pelos técnicos do projecto em pleno pavilhão das festas estudantis, consistiu na distribuição de preservativos e informação junto do público em geral e dos jovens estudantes em particular.


Esta é uma das várias actividades contempladas no âmbito deste projecto de “Redução de Riscos e Minimização de Danos”, do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), enquadrado no Programa Operacional de Respostas Integradas (PORI), previsto para o Eixo Seia/Gouveia.
Promovido pela Associação de Beneficência do Sabugueiro, o Projecto “Pontes do Alva” tem como missão desenvolver um conjunto de estratégias de intervenção com vista a sensibilizar a população para os riscos associados ao consumo de Substâncias Psicoactivas (SPA’s) no sentido de promover a redução de comportamentos de risco.
O ponto fulcral deste Projecto consiste na criação de um Ponto de Contacto móvel, que funcionará durante o horário nocturno, em dias e locais estratégicos dos espaços recreativos e de lazer. Existirá, ainda, um Ponto de Contacto fixo, a funcionar no Edifício Ventura, na Avenida Afonso Costa em Seia (antigas instalações do projecto Sena), onde é disponibilizada informação, acompanhamento psicossocial e encaminhamento para outros serviços do concelho de Seia.
Refira-se a propósito que para além deste projecto, a Associação do Sabugueiro tem ainda implementado nos concelhos de Seia e Gouveia, o Projecto “Alavanca”, eixo da Reinserção, cuja a acção incide no acompanhamento de indivíduos com percursos de Alcoolismo e Toxicodependência e suas famílias.

Sem comentários: