segunda-feira, 8 de junho de 2009

Investimentos públicos em Seia

Hoje dei comigo a pensar nas obras públicas feitas em Seia. E constatei que nos últimos anos o investimento público feito no concelho foi dos maiores alguma vez efectuados e em tão pouco tempo. E não precisamos de ir aos pormenores dos números, basta fazermos um pequeno exercício de memória.

Construção do CISE; Construção do Hospital de Seia; Variante circular de Seia; Centro Escolar; remodelação da estrada 339 (estrada da Serra), para não falar de outros investimentos menores mas de grande alcance económico e social que têm decorrido por todo o concelho. Para fechar este ciclo, basta acrescentar o impacto que a construção da Barragem de Girabolhos terá na economia local durante meia dúzia de anos e por fim e a mais importante, a execução dos traçados dos IC’s, que sempre reivindicámos para “ligar Seia mais rapidamente ao mundo”.

No caso das vias de comunicação, verificamos que o Secretário de Estado Paulo Campos tem sido amigo de Seia. Foi ele que inaugurou o troço da estrada Portela do Arão / Lagoa Comprida e foi ele que resolveu o problema da Variante que se arrastava há anos, assim como a melhoria da estrada da serra, em direcção à Torre. Só por aqui entraram muitos milhões, beneficiando as populações pelas obras executadas mas também pelo dinheiro posto a circular no comércio enquanto as mesmas decorrem.

Agora e apesar da estrada da beira estar quase a chegar ao concelho de Oliveira do Hospital em perfil de Itinerário Complementar, o que também nos beneficia, ainda está muito atrasado o processo das ligações de Seia a Viseu, a Coimbra e à Covilhã. Recorde-se que Paulo Campos, há 3 anos veio à Feira do Queijo de Seia dizer que foi encontrar o processo completamente parado, que o governo iria avançar, e avançou, mas lento de mais. Vamos ver se até ao fim da legislatura ainda se apresenta ao menos uma solução de traçado, mas quer-me parecer que ainda vamos ter de “penar muitos anos” para sairmos do buraco.

Pelo muito que tem sido feito, pode haver a tentação de nos quererem contentar com isso, desviando a atenção destas vias, com o muito que tem sido feito neste sector. Contudo, não nos devemos resignar, porque Seia precisa destes Itinerários Complementares como de pão para a boca, para se desenvolver.
Vamos ver.

Nota:
Pode parecer estranho falar disto no dia a seguir às eleições em que o PS, que governa o país saiu penalizado, mas deixo o comentário politico para os entendidos. Por mim e sobre isso, apenas digo que votei PS, partido do qual sou militante desde 1986, mas que não me choca este "abanão" para esfriar alguma arrogância instalada. E mais não digo.

4 comentários:

Antonio Fernandes Pina disse...

Eu como Senense já tive oportunidade de elogiar o trabalho desenvolvido pelo Senhor Presidente EDUARDO DE BRITO. Estamos esclarecidos.
O Governo por seu lado ajudou e muito. Há muitas coisas a fazer, é certo, mas o concelho não está esquecido.
Todos os partidos "malham" no PARTIDO SOCIALISTA de uma forma que em nada dignifica a Democracia Portuguesa. Só num País com esta oposição é que envergonha uma Sociedade em franca expansão. Estou neste momento a assistir à audição do Senhor Governador do Banco de Portugal e vejo que a única preocupação da oposição da direita à esquerda é denegrir a imagem do Senhor Dr. Vitor Constâncio para "branquearem" a "roubalheira" no BPN. Eu também sou arrogante quando não me informam da verdade e deixam impunes aqueles que afectam a democracia portuguesa. Quer exemplos de arrogância? A TVI trata disso.
No PARTIDO SOCIALISTA não podemos falar com mansidão senão até nos ...
Se eu estiver a atrapalhar faça o favor de dizer, mas até ao último minuto da minha vida vou defender em primeiro lugar os meus e em segundo o PARTIDO SOCIALISTA.


Com os melhores cumprimentos

Assina: António Fernandes Pina.

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Acredito que muitos votos são de protesto, assim como a abstençao!
Abraços

Eduardo disse...

obras... e mais obras... mas quase todas realizadas em época de eleições!!

Não sei se será coincidencia mas é um facto!

O centro escolar já está projectado á praticamente 10 anos...
A circular também é algo que já se falava á algum tempo, já para não falar da melhoria da estrada da Serra...

o que eu proponho é que se realizem eleições de 2 em 2 anos.. assim o desenvolvimento será muito mais rápido já que a quantidade de obras aumenta consideravelmente!!

Daqui a 4 anos as IC previstas á anos vão ter inicio como forma de propaganda para as próximas eleições!!!

Anónimo disse...

As vias de comunicação são de vital e/ou extrema importancia para eventuais possiveis investimentos no concelho, ficam registados alguns exemplos perifericos.
Eugenio Matos