terça-feira, 28 de abril de 2009

Especialidades de Saúde e Hospital de Seia

Um dos leitores do blogue, há dias pedia-me para falar na Assembleia Municipal sobre o facto dos Hospitais de Coimbra estarem a devolver alguns pedidos de consultas de especialidades que o próprio Hospital da Guarda não tem, apesar de pertencermos a essa Unidade de Saúde.

Pois bem, coloquei a questão na Assembleia do dia 24, e o Dr. Eduardo Silva, que é simultaneamente Vereador da Câmara e Vogal da Unidade Local de Saúde da Guarda disse não ter conhecimento de qualquer situação. Entretanto, hoje mesmo, Eduardo Silva teve a amabilidade de me telefonar para dizer que mandou averiguar a situação e que afinal há conhecimento de meia dúzia de casos em que Coimbra devolve os referidos pedidos, com o argumento de que embora o Hospital da Guarda não tenha alguma dessas especialidades devem dirigir-se para Viseu, que é Hospital Central. Entende-se isso como questões pessoais de médicos, mas que não ficam nada bem à instituição de Coimbra, pelo que se espera a situação venha a ser corrigida.

Aproveitando a conversa com o antigo Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Seia, fiquei a saber que a parte da cirurgia do novo Hospital está pronta e devidamente equipada. Só ainda não entrou em funcionamento porque ainda não foi ligada a baixada com potência eléctrica suficiente para a mesma funcionar com todas as garantias, o que deverá acontecer em finais de Maio.

6 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pelo cuidado que lhe mereceu o comentário, bem como pela resposta obtida. Contudo, face a um caso concreto e do qual foi dado conhecimento pessoal ao Sr. Dr.Eduardo Martins - que sabe de quem se trata - e porque o doente está desde 1 de Abril até esta data sem resposta ao seu problema, mas apenas com resposta dos HUC que o remeteu para Viseu, que segundo informação obtida demorará mais de quinze dias para informar se aceita ou não dar a consulta e em caso afirmativo para as calendas- que diligèncias fez ou entende dever fazer? Porque o interessado, de que a Direcção local da ULS tem o telemóvel, por interesse próprio, mas também extensivo a outros eventuais doentes, já, tal como o proprietário do Blog, exerceu o seu direito de cidadania. Não podem os que exercem cargos de responsabilidade ficar-se apenas pela esperança que as situações se "venham a ser corrigidas" . Este é um caso concreto a resolver.- Obrigado.

Anónimo disse...

Ainda sobre este assunto, esclareço que a não identificação do reclamente tem motivos absolutamente aceitáveis, que poderão ser explicados a todas as partes intervenientes, se fôr necessário, uma vez que, como se disse no post anterior, existe um telemóvel para contacto, e estarei disponível.

Anónimo disse...

As minhas desculpas ao Senhor Dr. Eduardo Silva pela troca de apelido. Deve ler-se Eduardo Silva e não Eduardo Martins.

Anónimo disse...

Tão ou mais grave que isto é o facto de, apesar de ter credencial para consulta e haver vaga para marcar no Hospital de Oliveira do Hospital, vejo recusada essa intenção porque a Unidade de Saúde da Guarda entende que não pode ser. Por sermos de Seia somos diferentes dos de Oliveira, Tábua, Arganil, Nelas, que ali recorrem pagando apenas a taxa moderadora?

Anónimo disse...

Porque enviar doentes para Hospitais de OVAR -MONTEMOR AVEIRO e outros quando temos a FAAD em O HOSPITAL que nao tem lista de espera a nenhuma especialidades e que sao practicamente todas ate neurocirurgia ,porque andar o utente feito bola de ping pong HUC--VISEU---SEIA--GUARDA

Anónimo disse...

Foi-me pedida consulta de cardiologia aoH SEIA pelo Medico deFamilia para opiniao acerca de exame ao coraçao ,o mesmo pedido foi devolvido pois a medica do coraçao estava a pedir todos os exames que se fazem ao coraçao no hospital sem me ter visto.Sera que e/por receber por todos estes exames? E la continuo eu a aguardar pela dita consulta