terça-feira, 7 de abril de 2009

As filosofias do futebol

Flanco central, corredor lateral, acção defensiva, imaginação atacante, ataque entrosado, drible soberbo, remate pingado, frente de ataque, escalada ofensiva, tiro rasgado e golo.

São expressões como estas, ditadas pelos filósofos do futebol, estilo Freitas Lobo que tentam entusiasmar os adeptos, numa linguagem cada vez mais rebuscada e profunda. Profundas mas sem a piada das lendárias tiradas do Gabriel Alves, do género: - “Jean-Pierre Papin, um jogador extremamente rápido, veloz, lesto, nada lento, antes pelo contrário"a vantagem de ter duas pernas!" Ou então aquela: - " Repare-se na movimentação dos jogadores do Bayern, movimentam-se como figuras geométricas..... o futebol é uma arte plástica".

Enfim, é a força da técnica, mais do que a técnica da força no uso das palavras que gostamos de ouvir ou ler, mesmo quando o nosso clube não ganha ou não joga. Digo tudo isto, depois de ter visto, aos poucos e há poucos minutos atrás um bom jogo de futebol entre o Porto e o Manchester, onde se jogou a sério, com emoção do princípio ao fim. E sou benfiquista! Mas gostei de ver a bola!

1 comentário:

Anónimo disse...

apoiado cem por cento
dois grandes campeoes, benfica e porto
o resto é inglês.