sábado, 15 de junho de 2013

Morreu o Carlos Amaro, de Loriga

 
 Morreu hoje o meu amigo Carlos Amaro, no Hospital de Seia, onde ainda há dois dias o tinha visitado, já num sofrimento doloroso e profundo, quase não me reconhecendo.
Lutou, lutou, foi resistindo, até partir na madrugada de hoje, deixando dois filhos menores e sua mulher Conceição, que sempre esteve a seu lado.
Desde janeiro de 2009 que lutava contra a doença, e hoje não resistiu mais ao sofrimento. O Funeral é no Domingo, 16 de junho, pelas 19 horas, em Loriga.
Carlos Jorge Cardoso Amaro, nasceu em Loriga em julho de 1969, fazia agora 44 anos.
Apaixonado pelas suas origens, Loriga e pela região, foi durante mais de uma década vigilante do Parque Natural da Serra da Estrela, onde teve oportunidade de conhecer a imensa montanha que é a Serra da estrela.
Actualmente era funcionário da Autoridade e Aduaneira em Seia (Finanças).
Fez parte dos órgãos directivos dos bombeiros de Loriga e de outras instituições, com particular carinho pela Banda de música, onde o seu filho já é músico, pela Confraria da Broa e do Bolo Negro, pela Associação desportiva,...
Era um profundo conhecedor da Serra da estrela, tendo guiado centenas de pessoas pelos caminhos sinuosos e inebriantes desta montanha de riquezas imensas e de surpreendentes imagens e cenários.
A fotografia era um dos seus hobbies e tinha milhares de fotografias, sobretudo da Serra e da sua “querida” Loriga.
Foi um dos grandes impulsionadores da divulgação da Praia Fluvial de Loriga, como uma das mais belas do país. Queria sempre o bem da sua terra, e fazia tudo por Loriga, essa vila nos contrafortes da serra, que tanto defendia e lutava, pelo seu progresso e pela sua supremacia, enquanto terra importante, enquanto território de muitas potencialidades neste  Interior de Portugal, que se projecta pelo mundo.  Enquanto lugar de apego às raízes, e pouso de alavanca para para novas descobertas, nas escarposas montanhas, nos socalcos, nas veredas, desta a que muitos chamam a “Suiça portuguesa”. Enfim, Carlos Amaro amava demais Loriga.
Parte um amigo, parte um homem novo, parte um homem bom.Até sempre, amigo, que não sei mais que diga, por entre lágrimas que não sei esconder nesta hora!
 



 

(Foto: No ano passado o Presidente da Câmara de Seia entregou o símbolo das 7 Maravilhas das Praias de Portugal, onde a Praia de Loriga era uma das candidatas e no qual Carlos Amaro foi um dos grandes impulsionadores.)

3 comentários:

Rodan Anjo disse...

Lamento saber essa triste noticia os meus sinceroa pesames a familia desse grande homem e fotografo Ass: Roda Anjo
Facebook

Anónimo disse...

As minhas condolencias á familia e amigos.
Quem conheceu de perto Carlos Amaro, sabe que ficámos mais pobres...á bem pouco tempo falava com ele pelo telefone, sem que me tivessse comunicado a gravidade da situação.
Até um dia amigo.
eugenio

cagido.blogs.sapo.pt/ disse...

Loriga, o concelho e a serra da Estrela perdeu um grande e bom homem.
Que Deus o receba no seu reino de paz e amor.
À família enlutada as minhas sentidas condolências.