O Sabugueiro vai ser uma etapa importante da festa da transumância.
Será no próximo dia 29 de junho, a partir da tarde até para lá da meia-noite, à passagem de perto de mil ovelhas em direção à serra.
Para além da animação com ranchos folclóricos, realçando-se o fado mandado, as concertinas, os bombos e animação de rua, haverá tasquinhas que mais uma vez nos remetem para uma gastronomia simples, autentica e associada à vida do pastoreio e da transumância, com grande destaque para a tradicional sopa do Pastor do Sabugueiro.
Tudo isto, no Largo do Cruzeiro, lugar de encontro de emoções e recordações.
Mesmo ao lado, o forno comunitário vai estar a funcionar e no ar haverá ambiente de festa, como promete a organização. Para além do município e de outras entidades regionais, a comunidade local vai estar envolvida através da colaboração da Junta de Freguesia, Associação Juvenil da Serra da Estrela, Associação de Beneficência do Sabugueiro, Comissão Fabriqueira da Igreja e Comissão de Festas da Nª. Srª. da Graça.
E todos são chamados a esta Festa na Terra dos Pastores, na qual a autenticidade destas manifestações decorrentes na aldeia, associadas às tradições e cultura da transumância e pastorícia, são o conceito do momento.
“Para lá da certeza dum refúgio amplo e seguro, onde não chega a poeira da pequenez nem o ar corrompido da podridão, o peregrino esbarra a cada momento com a figuração do homem que desejaria ser, simples, livre e feliz. Um homem de pau e manta, a guardar um rebanho,(…)” Miguel Torga
Sem comentários:
Enviar um comentário