segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Câmara anuncia Seia Jazz & Blues, ARTIS e Cine'Eco, entre outros eventos para 2013


O Presidente da Câmara de Seia apresentou hoje em conferência de Imprensa realizada na Casa Municipal da Cultura, as linhas principais da programação do município para este ano de 2013.

Carlos Filipe Camelo destacou desde logo a realização da 9 edição do Seia Jazz & Blues, nos dias 5, 6 e 7 de abril, com Big Band da EPSE, Cristina Branco e Frankie Chavez, estes dois últimos com financiamento comunitário de 85% através da Cultrede.

Anunciou igualmente o reaparecimento do Festival de Artes Plásticas – ARTIS, cuja 11ª edição se realizará de 4 de maio a 9 de junho e que “constituirá uma forma de promover os artistas locais nas áreas da pintura, escultura, fotografia, música e outras”.

Ainda relativamente a “eventos âncora” da Casa da Cultura, anunciou a realização da 19ª edição do Cine’Eco de 19 a 26 de outubro.

Relativamente a teatro, deu conta da apresentação do espetáculo “Senalonga”, a partir do livro de Avelino Cunhal, pelo Grupo “Senna em Palco”, grupo residente da Casa da Cultura, dia 27 de março.

No último fim-de-semana de julho decorrerá a 2ª edição da BTS, através da parceria do município com as associações locais e no dia 23 de junho as tradicionais Marchas Populares.

Na área da Educação e Ação Social deu conta da realização da Exposocial dias 1 e 2 de outubro; das ações complementares educativas – “Saltaricos”, “Concurso Literário SER”, Motin – Mostra de Teatro Infanto-juvenil interescolar do concelho de Seia, Dia Mundial da Criança e Festival Especial.

Jornadas Históricas, Expedição Cientifica à serra da Estrela, Footpáscoa, Julho em Férias, Passeios Culturais e o Dia dos Avós são outras ações previstas para este ano.

No âmbito do projeto de Dinamização da Rede de Aldeias de Montanha, prossegue a aposta na animação dos chamados “Serões da Aldeia” e “Vivências da Aldeia”, uma estratégia diferenciadora de valorização da identidade das populações, com base na riqueza e autenticidade das suas tradições. Neste sentido, estão previstas 24 ações de promoção e valorização destes territórios e das suas gentes e tradições.

Por último, o Presidente da Câmara referiu-se ao apoio reiterado a muitas outras atividades culturais de interesse municipal, contemplando diversas áreas artísticas, com destaque para exposições, o programa FILARMONIAS, com bandas filarmónicas do concelho e diversos festivais das coletividades locais, “enquanto fatores identitários do nosso território, que a autarquia continua apostada em promover”.

Em resumo, Carlos Filipe Camelo referiu que “o Município procurará manter a aposta na cultura como fator de desenvolvimento, procurando fazê-lo com orçamentos bastante diminutos”.

Sem comentários: