sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Assembleia aprova orçamento do município



A Assembleia Municipal de Seia aprovou hoje o orçamento do município para o próximo ano, com 8 votos contra da bancada do PSD.

A este propósito fui lá dizer que este orçamento é marcado pela contenção, dadas as fortes restrições orçamentais decorrentes do fato do município se encontrar numa situação de reequilíbrio financeiro.

Aproveitei para dizer que não bastam os números apresentados, que praticamente não dão margem de muita manobra, uma vez que vai quase tudo para encargos fixos e para o tratamento de águas e resíduos. É preciso que o governo aprove projetos apresentados e incentive investimentos. Que não corte cegamente na ação dos municípios e não esvazie de serviços os territórios do interior, como tem acontecido em matéria de saúde, justiça, emprego, etc.

Que o tempo agora não é para construções, mas para contenções. Para se apostar na inovação e na criatividade. Por isso, lancei o desafio ao PSD para que ajude o concelho de Seia, reivindicando junto do governo PSD / CDS a pelo menos manter em Seia o que é de Seia. Porque o que tem acontecido tem sido mau de mais. Este governo está a acabar com as freguesias, está a fechar empresas, como é o caso da Empresa Municipal, está a esvaziar serviços e a comprometer o futuro.

Agora a última tem a ver com a criação das Comunidades Intermunicipais, que vão passar a ter muitos poderes, que são depositados nas mãos de pessoas nomeadas, muito provavelmente de Presidentes de Câmara que já não se podem recandidatar. E em contrapartida, retiram poderes às Câmaras que são eleitas. Um verdadeiro atentado à democracia local. E sobre isto o PS de Seia já reagiu em comunicado, denunciando e repudiando mais uma forma encapotada de fazer uma reforma da administração, sem dar a voz ao povo.

Como se vê, o tempo não se afigura de grande esperança, mas mesmo assim, temos de fazer das fraquezas força. E foi isso que transmiti hoje na Assembleia Municipal, onde se discutiu muito sobre o futuro e das dificuldades que este governo teimosamente nos atira.

O concelho de Seia está a ser fortemente penalizado por este governo e isso é preciso dizê-lo. Mas vamos ter esperança e viver este Natal em paz e harmonia.

2 comentários:

miguel disse...

não desistam de lutar pelo concelho.. força..

Anónimo disse...

è a Crise meu amigo porisso temos que auguentar.